Texto porLudmilla Rossi
Santos

Curta Santos 2013

Época para a sétima arte: inscrições abertas para o Curta Santos 2013. Identidade e autoconhecimento são os desafios que vão nortear o Festival de Cinema de Santos, que chega a 11ª edição.

Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos. O evento, que este ano chega à 11ª edição, mantém o formato, consolidado na última década, e reafirma o compromisso incentivar o audiovisual brasileiro, principalmente aquele produzido no Litoral de São Paulo. Além dos curtas, a programação, totalmente gratuita, terá longas metragens, oficinas formativas e debates de discussão.

Até o próximo dia 15 de agosto de 2013, os realizadores de todas as partes do país podem se inscrever, sem custo, pelo site oficial do evento, www.curtasantos.com.br. Em seguida, conforme orientação na página virtual, devem enviar uma cópia da produção para a curadoria competitiva deste ano. O regulamento completo e atualizado também está disponível para os interessados no mesmo endereço.

Olhar Caiçara e Olhar Brasilis são as mostras competitivas, regional e nacional, respectivamente, de curtas metragens. Serão aceitas produções de até 20 minutos de duração (incluindo os créditos) e com temática livre. Para completar a competição, há também a mostra Videoclipe Caiçara, regional, mas com duração de uma música. Em todas, serão selecionadas 10 (um total de 30, portanto) para a disputa.

Curta Santos 2013

Festival
A 11ª edição do Curta Santos será mais enxuta, estrategicamente preparada para definir o tom dos próximos 10 anos do evento. Ao completar uma década, a missão inicial foi cumprida: de construir e consolidar um pólo audiovisual no Litoral de São Paulo. “Estamos em fase de mudanças. Nós sabemos quem somos, mas queremos discutir a nossa identidade (audiovisual)”, comenta o diretor geral do evento, Ricardo Vasconcellos.

Pela primeira vez desde que foi criado, o Festival muda de mês. Em 2013, ele será realizado na segunda quinzena de outubro, cumprindo algumas das premissas do evento, que é estimular a cultura regional, discutir a nacional e oferecer ao público um panorama das produções cinematográficas e audiovisuais. “Com nova data, conseguimos dar mais visibilidade ao Curta Santos, cujo tema deste ano ainda é uma surpresa”, finaliza o diretor.