Texto porJuicy Santos
Santos

Cinescola Querô – um espaço cultural no coração do Porto

Um cinema popular para a comunidade, uma produtora social, cursos gratuitos de capacitação audiovisual para jovens de escolas públicas e workshops com temas relacionados ao cinema. Essas serão as ações do projeto Cinescola Querô, já aprovado pela Lei Rouanet e que aguarda a captação de recursos para iniciar suas obras.

No local, serão ministrados cursos de cinema e vídeo aos estudantes ou recém-formados em escolas públicas, que vivem em situação de alto risco social. Haverá também uma sala de cinema, da qual toda a comunidade poderá desfrutar a preços populares. Além disso, será o espaço das equipes do Instituto Querô e da Querô Filmes – produtora ligada ao Instituto que atua profissionalmente e insere, a cada novo trabalho, mais jovens capacitados em audiovisual ao mercado de trabalho.

Cine Escola Querô em Santos

A prefeitura de Santos cedeu para esta obra um galpão, que está localizado ao lado do Mercado Municipal. Trata-se de uma região histórica e grande número de suas edificações encontra-se em estado de deterioração, concentrando ali muitas famílias em condições precárias, em sua maioria, morando em cortiços. Há poucas oportunidades de lazer ou trabalho, o que favorece a prostituição e o tráfico de drogas.

O galpão terá sua fachada restaurada, estabelecendo uma relação de respeito com o patrimônio histórico. O projeto da construção interna foi inspirado em Lina Bobadi, criado por Costa e Macedo Arquitetos, proporcionando um impacto visual, com uma nova estrutura contemporânea e que atenda as necessidades do público. A sala de cinema vai contar com 120 lugares e programação intensa para a comunidade, com sessões especiais para educadores e estudantes.

Um dos objetivos é de que a presença do Instituto Querô ajude a recuperar uma área degradada da Cidade, além de promover o cinema em um ambiente sem acesso à cultura. A iniciativa ganha ainda mais importância por se tratar de um município que tem a área do audiovisual em forte expansão.

“A nossa aposta é de que em 2013 vamos tirar esse projeto do papel, contando com o apoio do poder público e empresas parceiras, principalmente, do setor portuário”, comenta a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss.

O Cinescola Querô pretende contribuir com os esforços da Prefeitura de Santos para restaurar a região do Mercado Municipal e dar a ela uma destinação cultural e turística, que inclua os moradores do seu entorno.

Texto enviado por Rachel Munhoz