Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Cineme-se 2016: viva a experiência do cinema

Um diálogo do cinema com a urbe, com a tecnologia, com a gastronomia, com a cidadania e com a vida.

Essa é a proposta do Cineme-se 2016 – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema, que rola em Santos de quarta-feira a sábado (30 de novembro a 3 de dezembro), com uma programação intensa e entrada gratuita que vai fazer a gente refletir sobre o papel da arte no nosso dia a dia.

Confirme sua presença no Facebook

www.juicysantos.com.br - o menino e o mundo

O festival terá exibição de filmes (inclusive na Sessão Afetiva, destinada a pessoas com deficiência visual e auditiva), realidade virtual, música ao vivo, food bikes, gastronomia criativa, performance e rodas de conversa ao ar livre, sempre na parte da tarde e à noite. Ou seja, não dá pra perder!

Todos os eventos acontecem na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 318, Encruzilhada).

O Juicy Santos estará presente na sexta-feira à noite, a partir das 20 horas, com a presença da editora Flávia Saad em uma roda de conversa.

No encerramento, o público poderá participar da 2ª Bicicletada Audiovisual de Santos, que abordará a mobilidade urbana por meio do audiovisual gravado com celulares e outros dispositivos móveis, com concentração a partir das 18 horas na Praça dos Andradas e chegada na Estação da Cidadania.

Veja os destaques e a programação completa do Cineme-se 2016:

Na noite de abertura (quarta-feira), às 20 horas, será realizada a gravação de uma parte do documentário em 360° Alice Reverbera. Essa experiência registra a música e a vida da cantora Alice Mesquita, que hoje reside no Guarujá.

Antes da gravação, serão exibidos os curtas Reino, de Sebastian Ulriksen (Sidney, Austrália, 2015) e o documentário Aqueles anos em dezembro, de Felipe Poroger (São Paulo, Brasil, 2016).

Cinema ao ar livre em 360°
Neste ano, a organização promete ações sobre realidade virtual e o cinema imersivo em 360°, com temas paralelos que farão parte das rodas de conversas após a exibição dos filmes, com temas como “Narrativas de um mundo sem fronteiras”, “A infância no cinema”, “A educação audiovisual”, entre outros assuntos.

Programa de Curtas (30/11):
. Curta 1:
Aqueles anos em dezembro (Documentário, São Paulo – Brasil) 19’
Direção: Felipe Poroger
Sinopse: Quase setenta anos depois do dia em que se conheceu, um casal é convidado a reencenar o encontro para um filme. No dia marcado, no entanto, incidentes impedem a filmagem. Tentando juntar os fragmentos dessa história, bem como da cidade em que ela se passou, seu neto reconstitui o passado familiar, dentro do qual se insere o seu próprio, em busca dos vestígios de algo que possa ter sobrevivido à passagem do tempo.

. Curta 2:
Kingdon (Perfomance, Sydney, Austrália, 2015) 5’
Direção: Sebastian Ulriksen
Sinopse: Filme performance a partir de poema que aborda as forças que regem a alma humana.

>> 2º DIA
SESSÃO PIRUETA – 01/12 . 14h30
Exibição do longa metragem “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, com atividades lúdicas e interativas sobre a linguagem e a estética do cinema para crianças entre 9 e 11 anos. Após a sessão será realizada a roda de conversa: “A infância no cinema”, com a participação de convidados especialistas no assunto e público interessado no tema.

SESSÃO CINEME-SE – 2ª NOITE – 01/12 . 20h
Exibição de 2 curtas, seguidos da Roda de Conversa: “O ensino audiovisual expandido”, com a participação de coletivos de cinema, profissionais e educadores do audiovisual e artes. Entrada gratuita.

Programa de Curtas (1/12, quinta-feira):
. Curta 1: Feliz Ano Novo (Santos, Brasil, Ficção, 2015) 10’
Direção: Mônica Donatelli
Sinopse: Um filme que celebra a amizade e a vivência, os amores e as dores, as lembranças e o tempo.
Dandara vai embora da cidade depois de terminar seu namoro com Anne, enquanto Miguel, seu melhor amigo, é deixado por Tales. Durante as festas de final de ano, ambos tentam buscar algum aprendizado diante daquele ano que se passou através de uma reflexão registrada em cartas. Feliz Ano Novo fala sobre a melancolia que nos invade diante do encerramento de um ciclo, e da esperança que carregamos no peito diante do início de uma nova chance.

. Curta 2: Autêntico (Sydney, Austrália, 2015) 15’
Direção: Manuel R. Mota
Sinopse: “Autêntico” é o retrato de um homem que tenta desesperadamente encontrar significado para sua vida. Talvez, escapar na busca compulsiva do clímax.

. Curta 3: Anseios que permeiam meu tempo de paz (Ficção, Santos – Brasil, 2014) 8’
Direção: Eduardo Ferreira
Sinopse: Livremente inspirado no monólogo de Segismundo, de Pedro Calderón de La barca, o curta retrata o momento de indecisão de Daniel, que em tempos de ebulição dos movimentos sociais e passeatas, sente-se pressionado a fazer parte de algo maior, mas desconfortável com as consequências que suas ações possam lhe causar.

>> 3º DIA
SESSÃO AFETIVA – 02/12  (sexta-feira) – 15 horas
Sessão especial para deficientes visuais e auditivos, com exibição de um curta surpresa acompanhado de audiodescrição e tradução em libras, sinestesia a partir da narrativa e estética do filme exibido. Após a exibição os participantes terão uma vivência sobre como criar sua horta urbana coletiva. Como parte estendida da sessão será realizada a Roda de Conversa: “Acessibilidade nas salas de cinema”, com a participação de profissionais ligados às salas de cinema em Santos, convidados e interessados no tema.

SESSÃO CINEME-SE – 3ª NOITE – 02/12 – 20 horas
Exibição de 2 curtas e do longa-metragem “Taxi Driver”, seguidos da Roda de Conversa: “Narrativas criativas em cinema e gastronomia”, com a participação de profissionais de cinema, psicologia, artes e gastronomia. Logo depois haverá apresentação de música ao vivo com Muniz Crespo, Tanauan Nogueira e Jota Amaral.

Programação de filmes (2/12):

– Curtas
Curta 1: Por Trás do Cartão Postal (Documentário, Santos – Brasil, 2016) 19’
Direção: Junior Castro
Sinopse: Santos tem o sexto melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Ela é conhecida pela praia e seu extenso jardim, considerado o maior frontal de orla de praia do mundo. Mas, por trás das belas paisagens, a realidade é diferente…

Curta 2: Ocupado (Documentário, Santos – Brasil, 2015) 12′
Direção: L. M. Monteiro e Luca Franco
Sinopse: Com o avanço da tecnologia nos meios de comunicação e o estreitamento das esferas sociais, o povo tomou voz. Essa voz agora ecoa nas ruas das cidades e nas paisagens urbanas. O meio que antes estava em silêncio, agora está ocupado.

– Longa:
Táxi Driver (Ficção, EUA, 1976) 1h30
Direção: Martin Scorsese
Sinopse: Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.

>> 4º DIA
MARATONA DE CURTAS – 3/12 . 14h às 16h
Exibição contínua de curtas nacionais e internacionais sobre tema diversos. Além dos curtas da programação serão exibidos nano curtas surpresas sobre o tema: “Narrativas de um mundo sem fronteiras”, com foco na questão de refugiados atuais.

Estado Itinerante (Documentário, Belo Horizonte – Brasil, 2016) 25’
Direção: Ana Carolina Soares
Sinopse: Vivi, uma cobradora de ônibus, quer escapar de uma relação opressora. Entre as paradas no ponto final, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga.

Oniro (Ficção, Santos – Brasil, 2014) 15’
Direção: Ariel Quintela e Mateus Mattara
Sinopse: Edgar é um músico falido que descobre em seus sonhos a inspiração para suas músicas, mas por isso não se sente o autor verdadeiro delas. Até que conhece Nero e se depara com a possibilidade de ser quem ele é nos sonhos. Porém, sua noção de realidade e sonho é invertida, transformando sua vida num grande pesadelo.

Sutura (Ficção, Santos – Brasil, 2016) 12’
Direção: Larissa Melo
Sinopse: Ruan é um médico que desde criança sempre foi muito tímido. Mas ao presenciar a morte de sua mãe, tudo muda e faz toda sua vida tomar um rumo meio diferente.

Convívio (Ficção, Santos – Brasil, 2015) 19’
Direção: Bruno Arrivabene
Sinopse: Amanheceu. O mar estava agitado, de ressaca. À margem, um homem observava as ondas com ansiedade e medo como quem encara a si mesmo. CONVÍVIO retrata as relações sociais suas consequências angustiantes no indivíduo contado através do dia em que o nó apertou a garganta de José: Um homem comum, discreto e acomodado, que passou sua vida toda distante de seus anseios e de suas fugas, vivendo temeroso e invisível.

Sobre Rodas (Documentário, Santos – Brasil, 2015) 15’
Direção: Beatriz Lima e Walter Henry
Sinopse: Gerson sofre um grave acidente de moto aos 24 anos, hoje, quase 9 anos após o acidente, ele prova em sua rotina que não existem obstáculos quando se tem força de vontade

Atenção: Serão exibidos curtas surpresas sobre o tema “Narrativas de um mundo sem fronteiras”

2ª BICICLETADA AUDIOVISUAL DE SANTOS – 3/12 – 18 às 21h
Ação coletiva sobre a ocupação urbana, com o objetivo de criar mais conscientização sobre a mobilidade na cidade criativa. O trajeto será entre a Praça dos Andradas e a Estação da Cidadania. Este evento acontece pela segunda vez em Santos e faz parte da programação oficial do CINEME-SE 2016 – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema.

Programa Bicicletada Audiovisual de Santos:

18h – Concentração Centro de Santos (Praça dos Andradas em frente a Cadeia Velha)

19h – Saída da Praça dos Andradas, Centro de Santos

20h30 – Chegada na Estação da Cidadania
. Food Bike e gastronomia criativa
. Projeções com Graffiti Digital e imagens de outros graffitis de Santos e internacionais
. Apresentação musical “Triciclo Cine Band”, com Zero Beto