Cinemabs: o streaming gratuito para filmes da Baixada Santista
Santos é uma cidade criativa em audiovisual, com um selo concedido pela Unesco. E esse reconhecimento não veio por acaso: a gente sabe que tem muita gente mandando super bem no cinema aqui na cidade e na Baixada Santista como um todo. Por isso, trazemos uma novidade que vale a pena compartilhar: a Cinemabs, plataforma de streaming gratuita do cinema da região.
O lançamento aconteceu no dia 21 de setembro de 2023, durante a 14ª edição da Mostra do Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS), no Teatro Guarany, e significa mais um passo importante para o cenário audiovisual da região fortalecer a sua rede de filmes e profissionais.
Já existem 32 filmes santistas disponíveis no serviço gratuito e outros vão entrar nos próximos meses.
O que já tem no Cinemabs?
Dá para assistir ao documentário Gordos não vão para o céu – Qual o poder de escolha de uma pessoa gorda?. O filme aborda a vida de três mulheres gordas em uma sociedade regida por padrões rígidos de aparência, produzido em Santos, pela diretora Mariana Mussi.
Para quem gosta de ficção científica, a pedida é Lee, que conta a história de Aiva. Trata-se de um micro planeta que quer dominar a Terra. A produção da diretora Fabiana Conway teve como cenário Cubatão, Santos e Guarujá.
O drama Parabéns, Aline, de Fabrício de Lima, toca no tema de transformação da vida a partir do luto e é outra alternativa no Cinemabs.
Os fãs de animação também estão contemplados. Gato Fantasma do Cemitério do Paquetá apresenta a lenda do gato que há 100 anos é visto no cemitério de Santos, do diretor Dino Menezes.
E muitos outros trabalhos que já figuraram diferentes mostras e festivais no Brasil e mundo afora, representando a região agora se concentram na primeira plataforma regional de audiovisual da Baixada Santista.
Ambiente para networking de produtores audiovisuais
De acordo com o diretor Dino Menezes, um dos fundadores do Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS), a próxima etapa é carregar mais filmes dos realizadores e realizadoras locais. Além disso, o grupo vai trabalhar para que o portal tenha também um banco de profissionais do cinema. Sendo assim, para além de oferecer entretenimento, poderá se tornar um ambiente digital para networking no futuro próximo.
“A proposta para o ano que vem é que a gente aumente essa plataforma, já que ela está em processo de construção, sendo sempre melhorada gradativamente. A ideia é, então, que a gente possa ir trazendo mais e mais realizadores para que possamos contemplar todos os produtores da região”, explica Menezes.
Os 13 filmes selecionados para a 14a MABS são temporários na plataforma, pois estão na janela de festivais concorrendo em outras seleções. Ainda assim, interessados já podem assistir a 25 produções fixas no portal.
A Cinemabs foi realizada a partir de emenda parlamentar da vereadora de Santos Débora Camilo, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos-SECULT, na pessoa do secretário Rafael Leal.