A nova Concha Acústica
No último dia 19 de janeiro, a saudosa Concha Acústica passou por alguns testes promovidos pela CETESB e por uma empresa de engenharia contratada, para controlar os níveis de emissões sonoras, produzidas no espaço. Tudo para evitar novas ações na justiça que possam por ventura, novamente suspender as atividades artísticas em um dos símbolos da cultura santista.
A inauguração oficial aconteceu durante as comemorações do aniversário da cidade.
A diferença entre o espaço original (de 1981) e o de agora é que hoje ele está acusticamente aprovado devido à instalação de painéis de vidro ao seu redor.
Na parte interna, uma mesa de som controla o volume dos equipamentos.
O projeto original é de Carlos Prates, arquiteto da Prodesan. Ele também participou da revitalização.
A Concha em 1981
Quando foi inaugurada, em junho de 1981, era aberta, em concreto aparente, arquibancada em concreto, palco com piso de madeira ipê, cinco refletores fixos instalados nas pontas das vigas, sem acessibilidade, iluminação frontal de palco e cabine externa de som. Na área externa, o piso era em mosaico português e havia postes de iluminação.
A Concha em 2015
É fechada por painéis de vidro temperado, com paredes tratadas acusticamente, seis ventiladores, assentos em PVC e capacidade para 226 pessoas sentadas, piso do palco em madeira plástica para facilitar a manutenção, oito refletores em cores para iluminar o palco, mais seis frontais de palco, acessibilidade completa nos sanitários, na plateia e no palco; controle de som; e área externa com piso em fulget (antiderrapante e resistente), bancos, postes com luminárias e jardins.
Segundo a prefeitura o projeto custou, R$ 1.009.259,05, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).
O promotor de Meio Ambiente de Santos, Daury de Paula Júnior, acompanhou todo o trabalho, inclusive o teste no apartamento da Av. Vicente de Carvalho, que motivou a ação que interditou a Concha Acústica desde 2001. Ele disse não ver nada que possa impedir a volta da programação cultural ao lado do Canal 3 junto à praia.
Acessibilidade
O projeto garante ao público portador de necessidades especiais, acessibilidade total. Cadeirantes podem acessar a platéia, camarotes, sanitários e até mesmo o palco.
Capacidade
A nova Concha Acústica contará agora com 226 assentos em PVC e uma área para mais 80 pessoas em pé. Seis ventiladores serão dispostos para melhorar a sensação térmica.
Programação
Segundo a prefeitura, a Secretaria de Cultura vai esperar o laudo técnico para definir a programação, mas adiantou que o espaço deve contemplar música instrumental, erudita, MPB, bossa nova, jazz, rock acústico, teatro e contos infantis.
Por fim, selecionamos um curta metragem que conta um pouco mais sobre a história da Concha Acústica.
[ytplayer video=”aActyMOE4eM”]