Texto porLudmilla Rossi
Santos

#Penseblog – o que aprendi no papo com as blogueiras cariocas

No último dia 21/10 tive a oportunidade de participar da primeira edição de um evento SHOW no Rio de Janeiro sobre um tema que adoro (blogs, hehehe). O Penseblog é uma iniciativa fantástica da agente Thássala Coutinho e do Shopping VillageMall. O evento rolou no Teatro Bradesco, que fica dentro do meu shopping carioca favorito by the way. Ou seja, tema que amo, no meu shopping favorito e com direito a mimos depois – foi irrecusável.

Estavam presentes blogueiras que bombam não só no Rio de Janeiro mas em todo o país, mas que tem sua origem na cidade e também a retratam muito bem. Entre elas estavam Lari DuarteDandynha BarbosaThereza ChammasLaila CoelhoLuiza SobralJoana CannabravaRaquel MinelliGabriela GanemErica BourguignonTatiana Canto que conversaram com Liliane FerrariAndré Carvalhal. Todo mundo MUITO fofo e sem pudor algum no compartilhamento de conhecimento.

O recorte do evento estava em blogs ligados ao universo da moda, beleza e lifestyle – mas o assunto e o aprendizado foram bem além disso. Para mediar o papo e conduzir a conversa com bastante perspicácia os organizadores do evento escolheram ninguém menos que André Carvalhal, que é uma verdadeira referência em marketing digital e diretor de marketing da FARM. <3

(Aliás ele acaba de lançar um livro bacanérrimo também – A moda imita a vida).

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O evento começou com cada blogueira se apresentando, contando suas motivações e o que as levou a iniciar o blog. É interessante ver como as histórias tinham coincidências: quase todas tinham empregos formais e começaram a construir o blog como hobby por sugestão de amigos ou familiares. Elas não conseguiam esconder a evidente vontade de compartilhar informação de moda e o blog era um canal super acessível para começar a fazer isso.

Com o tempo todas tiveram que tomar uma decisão: ou manteriam o blog ou se dedicariam aos seus trabalhos pois ficar com as duas coisas acaba sendo bastante complexo. Esse foi um ponto bem legal do Penseblog: as meninas fizeram questão de dizer o quanto produzir conteúdo de qualidade da trabalho. O blog até pode começar como hobby, mas não significa que isso não dê trabalho. Algumas chegaram a revelar que passaram até sete horas criando um único post! (E nós aqui do Juicy Santos sabemos bem disso, rs!)

Outro tema bem abordado foi a questão da relação com as marcas e do amadurecimento das mesmas para realizar ação com blogueiras. Ficou claro como marcas que encaram os blogs como uma “compra de mídia” obtém menos resultados do que as marcas que entendem que o melhor de cada blogueira é a personalidade que ela adiciona ao conteúdo da marca. Em resumo: o melhor que cada blogueira pode fazer é contar uma história sincera. E o melhor que cada marca pode fazer é oferecer uma experiência real para que isso aconteça!

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O exemplo real é esse post que você está lendo: eu resolvi fazê-lo espontaneamente porque o evento me proporcionou uma experiência real e de muita qualidade!

O legal é que não foi falado apenas de blog mas também da utilização de cada ferramenta, especialmente do Instagram e YouTube. No palco as meninas falaram que o blog delas bomba mais que o Instagram. Não sei se essa é uma característica do público carioca, mas elas refletiram bastante sobre as curvas da blogosfera de moda e a estabilização dos canais de conteúdo.

Jogaram muita luz sobre o YouTube – da importância da presença no canal e da forma adequada. Algumas das meninas já estão ativas no YouTube e reconhecem que a barreira de entrada é maior que a de um blog. No YouTube é fundamental uma produção que envolve roteiro, filmagem e edição, ou seja, é um trabalho mais complexo. A Laila Coelho, super simpática fez uma brincadeira da “luz amarela”, se referindo aos vídeos amadores que ela gravava com uma luz ruim e o armário do quarto de fundo.
O Carlos da Globo falou como as diferentes redes sociais da TV são usadas para cada propósito. O Instagram por exemplo é focado em making-of. E a Rede Globo acaba de chegar ao YouTube também. Outro detalhe que achei interessante foi sobre o trabalho que a Globo faz com as blogueiras, convidando-as para festas de lançamento (olha a experiência aí, gente!) e para conversas e trocas com as figurinistas da emissora. Achei isso sensacional.

Ainda sobre o YouTube eles citaram a influência e o crescimento da rede de um tempo pra cá. Recentemente a Variety fez uma pesquisa com o público jovem para mapear influenciadores, e das cinco primeiras posições foram ocupadas por YouTubers… sim, a Jennifer Lawrence está abaixo deles!

Amei a experiência e certamente estarei na próxima edição.

E pra fechar um clique de toda essa turma no palco:

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Ah, aproveite o clima carioca e dê uma olhadinha nas nossas 10 dicas do Rio  de Janeiro!