Como visitar a trilha entre Paranapiacaba e Santos
Tá sentindo aquela vontade de se desconectar e relaxar perto da natureza? Você nem precisa ir muito longe, porque a trilha entre Paranapiacaba e Santos agora voltou a ser uma opção de passeio pertinho de quem está na Baixada Santista e gosta de aventura.
Em 2004, em razão da degradação e de acidentes no percurso, a trilha fechou e passou por um longo processo de restauração. Pois a boa notícia é que ela finalmente está liberada para visitação.
Fotos: divulgação/Prefeitura de Santo André
Desbrave esse pedacinho da Mata Atlântica
A trilha da Pedra Lisa liga Paranapiacaba, no planalto, até Santos, no litoral. Além disso une outras duas trilhas: a do Mirante e a da Cachoeira Escondida.
A Vila de Paranapiacaba, ponto de partida desse rolê, pertence ao municipio de Santo André. Tem eventos culturais bem importantes no estado e uma vibe de cidade antiga, muito graças ao seu estilo de arquitetura. E mais: em 1987, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) fez o tombamento da cidade. E, em 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passou a proteger o local também.
Como chegar na trilha entre Paranapiacaba e Santos
O acesso acontece apenas pelo parque natural municipal Nascentes de Paranapiacaba, em direção ao Caminho da Boa Vista. E o fim da caminhada é na área continental de Santos, na Vila Quilombo.
A trilha da Pedra Lisa era fonte da produção e escoamento de carvão vegetal de famílias da região. Os maquinários da ferrovia, durante o século 20, eram alimentados por carvões do Caminho dos Carvoeiros, apelido desse trajeto.
É necessário fazer um agendamento antecipado para ter acesso à trilha, pois há uma restrição de apenas 100 visitantes por dia. Você pode acessar o site para reservar o passeio no Caminho dos Carvoeiros clicando aqui.
Além disso, a Pedra Lisa abre do meio-dia até às 16 horas. Porém, esse horário pode sofrer alterações, então é sempre bom olhar a previsão do tempo no momento de escolher uma data para a sua trilha.
Mas atenção: a caminhada exige o acompanhamento de um profissional credenciado, tendo em vista que a trilha de 3.200 metros de extensão é de nível difícil. E essa medida garante a segurança e preservação do local.
A entrada do Parque Estadual da Serra do Mar para curtir a trilha custa R$ 150. Para grupos com mais de 15 pessoas, existe a possibilidade de reservar almoço à vontade, com uma adição de R$ 52 por pessoa.
Você pode reservar a visita para a Trilha da Pedra Lisa pelo telefone (11) 4439-0321 ou e-mail [email protected].
Mais ecoturismo na Baixada Santista
Quer conhecer outras trilhas no litoral de São Paulo? Tem conteúdo sobre alguns passeios de ecoturismo na Baixada Santista aqui.