13 restaurantes em Santos com mais de 50 anos e um gostinho de nostalgia
Clássico atemporal que fala? Esses ícones da gastronomia 013 são verdadeiros clássicos. A gente aposta que você tem alguma memória especial deles, se você mora aqui ou mesmo visitou a cidade em algum momento da vida. Vem com o Juicy Santos nessa viagem nostálgica, em que escolhemos restaurantes em Santos com mais de 50 anos de existência, que resistem ao tempo e continuam mantendo uma clientela fiel.
Essa é uma lista de 13 lugares tradicionais para comer em Santos com os mais variados tipos de cardápio – desde churrasco até a clássica cantina italiana. Ah, e como é de praxe em estabelecimentos como esses, as porções são beeeeeem generosas.
Apostamos que essa seleção vai ativar várias lembranças na sua memória afetiva.
1. Restaurante São Paulo – desde 1945
Serve os típicos pratos da gastronomia brasileira, com destaque para os frutos do mar, em especial os camarões. Costuma ter filas aos domingos, mas vale a pena esperar para um almoço no restaurante São Paulo.
Onde fica: Rua Carlos Afonseca, 4, Gonzaga
2. Estuário – desde 1967
De frente para a praia, perto do Aquário Municipal, tem como especilidade os frutos do mar e a cozinha brasileira, além de pizzas no menu noturno.
Onde fica: Av. Bartolomeu de Gusmão, 165, Ponta da Praia
3. Heinz – desde 1960
Não é à toa que quando se fala de Heinz, se lembra de chopp. O consumo da bebida chega a 10 mil litros por mês! Ele chega na mesa a exatamente 1 grau, cremosinho, acompanhando pratos da culinária alemã ou brasileira, como o célebre caranguejo do Heinz.
Onde fica: R. Lincoln Feliciano, 104 a 118, Boqueirão
4. O Beduíno – desde 1961
Comida do Oriente Médio feita com o coração: o Beduíno serve pratos autênticos como homus, coalhada, kibes, esfihas e tabule, sempre com temperos típicos. Ao longo das décadas, o Beduíno manteve suas receitas originais e o mesmo cuidado no preparo, ganhando o coração de várias gerações de santistas.
Onde fica: Av Ana Costa, 466, Gonzaga
5. Café Carioca – desde 1939
Cenário de reuniões, decisões políticas e encontros de celebridade, o Carioca é um ponto de referência no Centro Histórico. As paredes exibem fotos de políticos e artistas famosos que o visitaram. Recomendamos, claro, os pastéis e o sanduíche de pernil, mas os almoços são imperdíveis também. Ah, e o pudim de leite, acompanhado do clássico mate com limão.
Onde fica: Praça Mauá, 1, Centro
6. Almeida – desde 1932
Localizada no número 1 da avenida mais importante de Santos, a casa recebeu figuras ilustres como Pagu e Plínio Marcos. Não perca a chance de experimentar a Meca Santista, as generosas porções de carne, sopas e caldos neste ponto gastronômico da Vila Mathias.
Onde fica: Av. Ana Costa, 1, Vila Mathias
7. Cantina Babbo Americo – desde 1967 (com outro nome)
Conhecida por suas massas caseiras e um dos melhores couverts de Santos, o restaurante tem à frente uma família apaixonada pela tradição, mas que está sempre de olho no presente para trazer novidades para o menu. É bem disputada em todos os dias da semana – e um dos poucos restaurantes em Santos que abrem na segunda-feira.
Onde fica: Av. Ana Costa, 404, Gonzaga
8. Ao Chopp do Gonzaga – desde 1962
Venerando Rodrigues Quinhones, imigrante espanhol, fundou este famoso restaurante que começou apenas com 17 lugares no famoso balcão. Já em meados dos anos 2000, expandiu-se com um salão maior. Conhecido pelo excelente churrasco, também fica na lembrança seu inigualável molho de cebola.
Onde fica: Av. Ana Costa, 512, Gonzaga
9. Vista ao Mar – desde 1972
Uma viagem no tempo, com respeito à arquitetura dos anos 1970 e à gastronomia da época, o Vista ao Mar traz recordações para todo mundo que visitava Santos naqueles anos. Com vista para a praia, é famoso pela paella espanhola – e, por isso, ganhou o apelido de “o rei da paella vallenciana”.
Onde fica: Av. Bartolomeu de Gusmão, 68, Embaré
10. Independência – desde 1960
A praça que vê movimentos, vitórias de times de futebol e movimentações políticas ao longo do ano também é o lar de um clássico que leva o seu nome. Com as mesas espalhadas pela calçada e um cardápio com pratos executivos do dia com precinho e à la carte para compartilhar
Onde fica: Praça Independência, 5, Gonzaga
11. Olimpia – desde 1964
José Joaquim Leal veio de Portugal para Santos e, depois de muito trabalho, comprou o local com dois sócios. O restaurante, que começou pequeno, fica em frente à praia. Hoje, a administração está nas mãos de um filho e um sobrinho, que continuam o legado.
Onde fica: Av. Presidente Wilson, 92, José Menino.
12. Caiçara – desde 1968
A esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério é um verdadeiro ponto de encontro para quem gosta de comida farta e tradicional. Ah, e abre às segundas-feiras também.
Onde fica: Av . Ana Costa, 352, Gonzaga
13. Sideral – desde 1964
Bar e pizzaria à noite, tem serviço à la carte e também por quilo, o que acaba sendo bem prático para os dias de semana. O parmegiana é um dos hits do menu do Sideral, que recentemente reformou o espaço e ficou ainda mais agradável para reuniões e confraternizações.
Onde fica: Av. Francisco Glicério, 562, Pompeia