Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Como fugir do calor em Santos: todas as opções para se refrescar

Em 2005, o MC Bola de Fogo já falava sobre o calor de matar.

Mas, aparentemente, a cada ano Santos (e todo o Brasil) ficam ainda mais quentes. E, por isso, é preciso descobrir maneiras de fugir do calor em Santos a cada vez que saímos de ambientes com ar condicionado.

Andar sempre com uma garrafa de água e roupas leves funcionam para driblar o calor. Mas, se acaso você quiser algo mais efetivo, também existem algumas formas de esquecer que estamos em pleno verão.

Como fugir do calor em Santos

www.juicysantos.com.br - moça chutando a água do mar

1. Praias

Primeiramente, vamos falar da maneira mais tradicional e barata: ir à praia. Afinal, o que não faltam por aqui são boas praias. E essa é uma ótima opção durante o dia e também à noite – a brisa costuma ser bem refrescante ao anoitecer.

Além dos bons mergulhos, na praia também dá pra se refrescar com água de coco, sorvete, sucos e aquela cerveja ou batida gelada…

2. Passeio de escuna

Uma ótima forma de sair da mesmice na praia é fazer o passeio de escuna em Santos. As embarcações saem da Ponta da Praia, da ponte Edgard Perdigão (antiga Ponte dos Práticos) e o rolê dura em média 1h30. Neste período, você irá ver a praia de Santos de outra perspectiva, visitar a praia do Goés e também dar bons mergulhos.

Com sorte, algum navio passa por perto e cria algumas ondas, o que vai deixar o passeio mais radical.

www.juicysantos.com.br - pés para cima na piscina para fugir do calor em santos

3. Piscinas

Cansou da praia? Então que tal mergulhar em uma piscina?

E não precisa arrumar uma amizade verdadeira com alguém que tenha uma em casa, afinal existem opções espalhadas pela cidade. Sim, dá para mergulhar em piscinas públicas e também na dos hotéis – nesse caso, pagando a taxa de day use. 

Se você trabalha nas áreas de comércio e bens, serviços ou turismo também pode fazer a carteirinha do Sesc e usar a piscina de lá (assim como toda a estrutura).

Confira a lista de piscinas de Santos e como usar cada uma delas!

4. Sorvetes e milk shakes

Qual é a melhor sobremesa que existe?

Vou responder essa pergunta com água na boca. Pois que é melhor do que um bom sorvete uma taça de milk shake nesses dias de calor? A boa notícia é que não faltam excelentes opções para se refrescar com essa delícia de doce. Para facilitar a sua vida, vamos a uma lista para quando der vontade de sorvete ou milk shake por aqui:

www.juicysantos.com.br - o que fazer em santos drinque de jambu menu temporário do arapuka bar

Ah, e estão em alta ainda as variações do clássico chup chup, ou geladinho, com sabores curiosos como Nutella e Leite Ninho, além das versões +18 com álcool. Aqui em Santos, adoramos os da Chupa que é Gourmet

5. Bons drinks em Santos

Se a refrescância, pra você, vem acompanhada de uma dose de álcool para deixar a brincadeira mais séria, as dicas aqui estão quentes. Os bares em Santos estão cada vez mais diversificando as opções de drinks. Além disso, há opções bacanas de cervejas artesanais entre os canais da cidade.

6. Bebidas sem álcool

Não bebe? A maioria desses bares tem opções de drinks sem álcool. Também existem tipos de sucos bem diferentes e outras bebidas incríveis. Se você quiser fazer em casa, nós separamos receitas boas e fáceis.

Porque faz tanto calor em Santos?

Quem passa pelos termômetros espalhados pela extensão da orla, normalmente se questiona: qual a razão de ser tão quente em Santos? Afinal de contas, às vezes a temperatura nem é tão alta, mas a sensação térmica é de estar passando o verão bem ao lado do sol.

Nós já explicamos a razão disso aqui no Juicy. Mas, pra quem não se lembra dessa matéria, vamos a um breve resumo: o litoral paulista fica muito próximo à Serra do Mar. E, por isso, acumula praticamente toda a umidade que vem do mar.

E aí a equação é: quanto mais quente, mais nuvens carregadas que não conseguem ultrapassar a serra do mar. E as nuvens retém o calor absorvido pela superfície terrestre.