Vai ter Festival da Música Autoral e Independente Santista

Entre os dias 13 e 15 de outubro (sexta-feira a domingo), Santos vai curtir muitas opções da música autoral da região.

É o Festival MAIS, que faz homenagem à data de nascimento do compositor santista Gilberto Mendes, com uma itinerância de 24 artistas dos mais variados estilos em três pontos da cidade.

Esse nome já soa um tanto familiar, se você costuma frequentar a Rua de Lazer aos domingos.

Já notou uma kombi azul parada na Praça das Bandeiras com música na rua, né? Trata-se do Komboio Cultural, realizador da Ocupação MAIS, que acontece gratuitamente em doses semanais, com apresentação de duas bandas da região.

O mote que impulsiona essa atividade é, justamente, dar espaço e visibilidade para artistas e bandas da Baixada Santista que sentem a falta de espaços culturais para mostrar seus trabalhos autorais.

Onde o Komboio Cultural vai passar durante os dias 13, 14 e 15 de outubro?

O veículo tem como premissa levar arte e cultura para todos, seja em pontos turísticos com a intenção de destacar os artista locais, ou ir até onde não há ação cultural.

Os três pontos escolhidos para a realização do MAIS são: 

– sexta-feira, dia 13 de outubro, haverá show na Praça Abílio Rodrigues Paes;
– no sábado, dia 14, é a vez do Emissário Submarino (Parque Roberto Mario Santini);
– no domingo, dia 15, os shows acontecerão na praça do Aquário
.

Artistas

Para a escolha das bandas, alguns critérios foram levados em consideração. Primeiro, a diversidade musical para garantir a representatividade de vários gêneros. Além disso, algumas bandas parceiras que já participaram da Ocupação MAIS voltam a se apresentar.

A palavra chave do projeto é colaboratividade – este foi o norte na concepção do Festival MAIS.

A programação ficou bem dividida, na sexta o foco é mais na cultura popular, mpb e forró, com destaque para a participação da banda Dona Zaíra. No sábado, a cultura de rua toma seu espaço por meio dos grupos de hip hop, batalhas de MCs e a participação do nigeriano Osas Destiny. O domingo enfatiza os estilos mais ligados ao rock, blues e jazz – o encerramento é com um dos maiores trombonistas do Brasil, Bocato.

A escolha de homenagear o maestro Gilberto Mendes está alinhada com toda dificuldade do fazer artístico, que vive uma momento crítico no Brasil. Um dos maiores compositores do país, Mendes foi um artista que utilizou a arte como ferramenta política, foi o pai da música concreta, escreveu canções em defesa dos trabalhadores e representa uma figura fundamental na história social da música brasileira.

A Ocupação MAIS busca valorizar a cultura local e de resistência. Atualmente, com a crise vivenciada no país, os investimentos no setor de cultura têm sido cada vez menores.

Ugo Castro Alves, um dos idealizadores, convida a todos para conhecer esses artistas locais.

“É um festival para você ir e conhecer o que é feito na região, são grupos e artistas que acreditam no ato de criar um movimento autoral reconhecido e valorizado na Baixada Santista”.

Programação:

 

13/10 – sexta – Praça Abílio Rodrigues Paes

16h Abertura do Festival – Orquestra de Cordas Sinfônica
16h30 – Trio Ekoa – mpb
17h30 – Mariaz – forró
18h30 – Maracatu Zabelê
19h – Dog Joe – blues
20h – Monique da Rocha – mpb
21h – Zaíra – forró
DJ Caiaffo

14/10 – sábado – Emissário

16h30 – Bateria Calunga – Projeto Camará
17h – Eskina do Samba – samba
18h – Imagreen – rap
18h30 – Osas Destiny – ragamuffin (Nigéria)
19h – Coletivo Baobá de Malê – cultura popular
20h – Noiz por Noiz – rap
20h30 – Batalha de Rima – rap
21h – Art Radical – rap caiçara
DJ Buzina

15/10 – domingo – Praça das Bandeiras

15h Los Volks – folk
16h Zebra Zebra – rock
17h Erodelia – hard rock
18h Br Combo – instrumental brasileiro
19h Mauro Hector – blues e jazz
20h Bocato – jazz e fusion
DJ Lufer

MAIS é um movimento que, desde 2013, abre cena para música autoral da Baixada Santista.

Neste ano de 2017, é a maior edição do projeto e com a maior participação de compositores da região da Baixada Santista.

O Festival tem apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo de Santos. Todo o repertório será de composições dos músicos participantes e convidados, detentores dos direitos autorais das obras executadas.

Siga nas redes sociais e fique ligado nas andanças do Komboio Cultural.

Por Sarah Mascarenhas, mãe da Letícia, fissurada nos Simpsons, Pottermaníaca, uma magrela de magrela, amante de desenhos animados, uma caipira do interior paulista que resolveu descer a serra há pouco tempo e apaixonada por cultura.

Se quiser me conhecer melhor, siga no Instagram @_sarah_mascarenhas, no Facebook na página ou no blog sarahcura.blogspot.com.br

By: Sarah Mascarenhas