Texto porLuiz Gomes Otero

Lobão revisita o rock nacional dos anos 80

O sempre polêmico músico Lobão acaba de lançar um CD duplo, a Antologia Politicamente Incorreta dos anos 80 pelo Rock. A obra complementa o livro homônimo, de sua autoria.

São hits de artistas e bandas que marcaram a década de 80, considerada a mais fértil e de maior êxito comercial para o rock brasileiro.

Ele mesmo não se considera um cantor ou intérprete, muito embora tenha sempre se colocado a frente para cantar suas próprias composições. Por isso, acaba sendo interessante – e até curioso – ouvi-lo cantando músicas de outros compositores contemporâneos. Alguns deles até antigos desafetos públicos, como Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso.

Os dois discos reúnem algumas composições emblemáticas, como Toda Forma de Poder (do Engenheiros do Hawaii), Geração Coca-Cola (da Legião Urbana), Até Quando Esperar (da Plebe Rude) e Nós Vamos Invadir Sua Praia (do Ultraje a Rigor), entre outras. Todas com versões bem ao estilo rock de garagem, mas sem querer soar como um cover, mas sim como releituras honestas e interessantes.

A amiga Marina Lima é homenageada com uma versão de Virgem, enquanto que Rita Lee teve resgatada a icônica Orra Meu, do álbum da canção Lança-Perfume, do início dos anos 80.

Dos Paralamas, Lobão canta duas composições – Quase um Segundo e Lanterna dos Afogados, duas de Herbert Vianna. Talvez isso prove que as brigas e rixas que houveram no passado (sempre do lado de Lobão, pois os Paralamas nunca revidaram ou teceram comentários a respeito) estão mais do que superadas.

A única composição que destoa um pouco do repertório é Planeta Água. Não que a interpretação seja ruim. Notavelmente, Lobão deu uma roupagem acústica interessante para o hit clássico de Guilherme Arantes.

Mas sim pelo fato de a canção não ser muito relacionada com o rock nacional. Uma pedida mais interessante talvez seria regravar Coração Paulista, esta sim, também de Arantes, com uma pegada mais roqueira.

Mesmo assim, no geral, o saldo é bastante positivo. Ao resgatar essas canções, acompanhado pela banda os Eremitas da Montanha, Lobão não só reencontra com um passado glorioso, como ainda consegue se renovar artisticamente.

Creio que não irá demorar para ele lançar um álbum com canções inéditas.