Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

Realejo Livros + Xico Sá: editora santista lança novo crowdfunding

Depois de 35 anos escrevendo crônicas sobre futebol, Xico Sá, jornalista e escritor, anuncia a pré-venda em financiamento coletivo de seu primeiro livro nesta categoria, com publicação pela Editoria Realejo. Intitulado “A Pátria em Sandálias da Humildade”, o livro reúne os melhores escritos sobre o esporte nestes anos. O lançamento está previsto para setembro de 2016.

A publicação é um marco para Xico como escritor, uma vez que crônicas esportivas são declaradamente o que mais gosta de escrever e, segundo ele, seus melhores textos. “Foi com a cobertura de futebol que dei início à minha trajetória no jornalismo. Julgo esta minha melhor produção, que começa no Recife e se completa nos jornais Folha de S.Paulo e El País. Nunca fiquei tão ansioso na edição e na espera que um livro meu saísse da gráfica como agora”, comenta.

Além das crônicas, o livro apresenta o capítulo inédito “Na Noite com o Dr. Sócrates”, que relata a convivência de Xico na noite boêmia de São Paulo com o futebolista brasileiro considerado um dos maiores do mundo pela FIFA.

Já a campanha de pré-venda em plataforma de crowdfunding foi proposta pelo editor José Luiz Tahan, da Realejo, como uma novidade para a carreira de Xico, e uma oportunidade para que amantes de futebol e fãs do escritor participem do processo de publicação.

Os valores de colaboração variam entre 15 e 140 reais, e as recompensas incluem desde o recebimento do PDF do livro; o livro autografado; outros livros sobre futebol – “Causos da Bola”, de Michel Laurence, e “Juízo Torcida Brasileira”, de Vladir Lemos –; até um convite para o evento de lançamento em São Paulo, com data a definir. Clique aqui para participar.

Sobre a Realejo Edições

A Realejo Edições, do livreiro José Luiz Tahan, nasceu como livraria em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003, mudou-se para o espaço no coração do Gonzaga, bairro da cidade. O segundo capítulo dessa história teve início em 2006, quando José Luiz decidiu expandir seu trabalho, criando a Realejo Edições. No final de 2007 foi inaugurada a segunda loja, no Shopping Miramar, em Santos. Mais tarde, em 2009, inicia-se um novo capítulo na empresa com a estreia do festival internacional de literatura, o Tarrafa Literária. Com inspiração em Paraty e Passo Fundo, cidades que sediam outros grandes eventos literários, a Realejo criou um importante festival que já faz parte do circuito internacional das letras. Hoje em dia a editora já conta com quase 60 títulos.

Xico Sá e máquina de escrever