Texto porJuicy Santos
Santos
TAGs

Clube Leia Mulheres debate Paixão Pagu

Neste sábado (3 de setembro), a partir das 15 horas, Patrícia Galvão será o tema do encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos, com a mediação de Jam Pawlak e Julia Mikita.

O debate acontece em torno do livro Paixão Pagu, autobiografia precoce de Patrícia Galvão. Em seguida, vai rolar leitura dramática do monólogo Pagu X Pagu, baseado no texto do livro Paixão Pagu, em homenagem ao 58º FESTA, Festival Santista de Teatro – Mostra Paralela.

A obra representa mais do que apenas a descrição da vida da biografada e sua vida cheia de luta e dor.

A Cadeira Velha – Oficina Cultural Pagu fica na Praça dos Andradas, s/n, Centro.

www.juicysantos.com.br - patrícia galvão com filho

Quem foi Pagu?

Mulher à frente do seu tempo, Pagu viveu em um Brasil pré-moderno, em que as mulheres não tinham voz, não tinham sonhos e não podiam “desejar” absolutamente nada, e se por acaso, cometessem o erro de se expressar através das palavras, e essas palavras acabassem publicadas nos jornais, os próprios jornais outorgavam a seguinte sentença: Autor Anônimo.

Pagu foi escritora, jornalista, produtora cultural e uma das grandes mulheres do movimento modernista brasileiro.

No monólogo Pagu X Pagu, o público ficará frente a frente com a artista, na cela onde ela ficou presa na Cadeia Velha nos anos 40 – a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil no século XX, ao participar da organização de uma greve de estivadores em Santos.

Leia Mulheres

O Clube de Leitura Leia Mulheres inspira-se na ação realizada em 2014, pela  escritora britânica Joanna Walsh, responsável pelo lançamento do projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consistiu basicamente em ler mais escritoras.

O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade. Por isso, esse projeto tem uma importância sem tamanho.

No Brasil, a iniciativa de promover a  difusão da leitura de obras escritas por mulheres, coube às entusiastas jovens  Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, que iniciaram clubes de leitura em várias cidades do país, inclusive em Santos, cidade que conta com a teatróloga e produtora audiovisual, Jam Pawlak e a escritora e blogueira Julia Mikita, como mediadoras.

By: Khatarina Kirsch