Texto porJuicy Santos
Santos
TAGs

Leia Mulheres debate Poemas de Origami

O Clube de Leitura Leia Mulheres se encontra neste sábado (23 de julho), das 15 às 17 horas, para debater o livro das jovens escritoras santistas Julia Mikita e Isabela Pawlak (de 18 e 16 anos, respectivamente).

Poemas de Origami é baseado na arte milenar do origami, oriunda  do Japão, que consiste na criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes.

Os tais poemas representam a união da sensibilidade humana com a habilidade manual de poder criar formas apenas com um pedaço de papel. A obra também transita entre Brasil e Japão, passando, invariavelmente, pelo Porto de Santos, onde, em 1908, o Kasato Maru aportou com os primeiros imigrantes daquela terra.

O livro Poemas de Origami terá tarde de autógrafos no dia 30 de agosto, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O Clube de Leitura Leia Mulheres inspirou-se na ação realizada em 2014, pela  escritora britânica Joanna Walsh, responsável pelo lançamento do projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consistiu basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância primordial desse projeto, que está presente em várias cidades, como SP, RJ, Curitiba, Fortaleza, Sorocaba, Boa Vista, entre outras.

O clube funciona na Oficina Cultural Pagu, que fica na Rua Espírito Santos, 17, Campo Grande.

By: Khatarina Kirsch