17/05/2017 Por Ludmilla Rossi Economia criativa

Fresh from Brazil na Design Week de Nova York

Fresh from Brasil é uma exposição coletiva com 22 empresas do design e da indústria brasileiras, organizado desde 2009 pela OSCIP Objeto Brasil focada na promoção de imagem e negócios do nosso design e indústria inovadora. Acontece sempre durante a Design Week de Nova York, quando a cidade recebe mais de 400 mil pessoas de todo o mundo.

A Design Week se tornou tão importante que a Prefeitura de NYC criou o Programa NYCxDesign. São trinta dias de programações ligadas ao design ao longo de maio, tendo a semana de design como ápice. Por seu potencial de formação de mercados, a ação brasileira tem patrocínio do Ministério das Relações Exteriores através do Consulado-Geral do Brasil em Nova York e da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos, conectados em uma agenda de produtos com uso intensivo do design e aspectos inovadores.

O Fresh From Brasil completa sete edições em 2017 e pela quarta vez ocorrerá dentro da Wanted Design Manhattan, plataforma internacional que é o hub oficial de informações da Prefeitura de NYC, recebendo grandes marcas, designers consagrados, novos talentos e ações de diversos países como Argentina, Espanha, Finlândia, França, México entre outros.

A ação brasileira será composta por exposição de produtos e vai receber cerca de 18 mil pessoas em cinco dias de evento. 80% público do público visitante é de traders e buyers ligados a redes internacionais interessadas em novos produtos e designers para suas cadeias de lojas. O restante do público é formado principalmente por arquitetos, designers e imprensa especializada, incluindo veículos como Abitare, Dwell Magazine, Fast Company, Intramuros, New York Times, New Yorker, Surface, Wallpaper e Wired Magazine.

Durante a ação haverá a noite de abertura oficial da Wanted Design e o coquetel oficial do Fresh From Brasil quando será lançado o livro Entre Taças de Champagne e Cálices de Vinho de Manu Berger, CEO do site Terapia do Luxo. O espaço funciona como um catalisador de relacionamento, negócios e promoção de imagem junto a um público seleto e de altíssimo nível.

A ambientação foi desenhada pela Questto|Nó, empresa de design brasileira com escritórios em Nova York e São Paulo. Serão 100m² com produtos e indústrias em um espaço desenhado inteiramente com feltro e madeira trazendo a organicidade da madeira e o aspecto altamente tátil e sensorial do feltro. Além da exposição serão distribuídos: catálogo oficial, material dos expositores, postais, portfólio, releases, vídeos e haverá consultores fazendo conexão entre os empresários brasileiros e os traders internacionais.

A exposição reúne produtos para casa, escritório, iluminação e mobiliário de empresas como a Araucari Arte, o Estúdio Nada se Leva junto com La Lamp e Líder Interiores, a empresa Meu Móvel de Madeira e a indústria de feltros Santa Fé.

Para intensificar o intercâmbio e o potencial de negócios, o Fresh from Brasil vai levar empresários e profissionais da indústria e do design brasileiro para conhecer hubs de inovação, startups, escritórios de design e consultorias focadas em comercialização de produtos estrangeiros no mercado norte-americano. Incluindo escritórios lendários como a Smart Design que desenvolveu o primeiro case de design universal da história, escritórios novos da Design Within Reach, Herman Miller e o espaço New Lab no Brooklyn que reúne empresas de inovação tecnológica e design.

A Objeto Brasil há mais de 20 anos promove o Design brasileiro no Brasil e no exterior, já realizou mais de 15 eventos e exposições de produtos brasileiros nos Estados Unidos, sempre com foco na sua missão de promover setores industriais e de serviços que realizam uso intensivo do design como ferramenta estratégica, para o desenvolvimento econômico sustentável e ampliação de negócios. A entidade realizou também ações em mais de 20 países incluindo Argentina, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Inglaterra, Itália, Japão, México e Portugal.

Os expositores da Fresh From Brazil 2017

Araci Pinheiro

Imagine um puff, todo feito de flores de crochê, com mil cores, texturas e formatos… como se pudesse trazer um jardim para dentro de sua casa. Essa ideia surgiu quando a própria artista se viu com o desejo de ter um puff, imaginando-o dessa maneira, já que em nenhum lugar conseguiu encontrar algo parecido com sua invenção. Assim, com a ajuda de uma artesã de crochês e de uma amiga que virou sua sócia, Araci Pinheiro começou sua produção. Hoje conta com uma ampla diversidade de puffs, almofadas e também mantas, todos revestidos de crochê decorado por flores coloridas. Vive no sul de Minas, no alto da Serra da Mantiqueira, cercada de verde, onde gerou oportunidade de trabalho a jovens artesãos. As peças são todas de cores mistas, confeccionadas à mão, em crochê, lã 100% acrílica. Em peças com pés, estes são de eucalipto tratado.

Araucari – Arte & Design

A ARAUCARI – Arte & Design atua há 25 anos no mercado de mobiliário. A marca emprega madeira legal e certificada com fabricação que traz alta tecnologia, além de excelente durabilidade do mobiliário. Preservar as florestas brasileiras é o compromisso mais forte da empresa com o país, com consciência ecológica e criatividade em linha de produtos. Atuam em shoppings, espaços urbanos, residenciais e diversos empreendimentos imobiliários. Alguns dos parceiros sáo Cyrela, Google, Instituto Inhotim, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Gafisa. Clientes que acreditam em soluções que promovem a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Contam com renomados designers, como Ricardo Afiune.

Claudia Azeredo

Claudia Azeredo, designer em tecido e especialista em cor, desenvolve, desde 1987, trabalhos de arte aplicados em tecido. As cores de suas peças são utilizadas num jogo de encontros cromáticos vibrantes ornando com as formas em mosaico. Formas pensadas para o fluir macio do olhar ao encontro de uma geometria apurada. Linhas retas, que, juntas, formam curvas doces. O desafio da costura reta e o desejo de libertar o traço levam à justaposição de centenas de pequenas peças de tecido, milimetricamente cortadas, que formam caminhos decorativos. Assim, uma série matemática, aplicada ao desenho, concorre para a harmonia do conjunto. Os tecidos utilizados na sua confecção são compatíveis entre si, em geral algodão, pré-lavados e selecionados para garantir a qualidade ao longo de muito tempo. Além de utensílios como toalhas de mesa, lençóis e luminárias, também produz quadros, painéis e roupas. realização patrocínio parceiros

Estúdio Nada se Leva

Em 2005 os designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro fundaram o Estúdio Nada se Leva, buscando traduzir em suas peças um mundo de referências de viagens, cinema e arte. A inspiração para suas linhas exclusivas leva em conta a utilização dos materiais mais diversos, como madeira, vidro, acrílico e fórmica, trabalhados com alta tecnologia e técnicas tradicionais.

fresh-from-brazil-nada-se-leva-nyc2017

FUCHIC – Arte Popular Brasileira

A FUCHIC – Arte Popular Brasileira é uma loja que comercializa arte e artesanato brasileiro. Nasceu em 2006, na Aldeia da Serra, um bairro muito inspirador da cidade de Barueri, São Paulo. Sua fundadora é Anny Megherdijian Darakjian, formada em Artes Plásticas e Comunicação Visual. Nossa produção são móveis feitos com madeira de demolição, itens de decoração para casa, esculturas. Com o apoio do SEBRAE e em expedições com o Grupo AsCabras, Anny visita muitas cidades brasileiras e conhece mestres artesãos conceituados e associações que produzem peças originais, feitas com matéria-prima local, de origem sustentável, com riquíssimo trabalho à mão, e que resgatam diversas técnicas artesanais tradicionais, como a Cooperativa de Artesanato do Trançado Tupinambá. Hoje mantemos duas lojas no estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Além disso, também estamos presentes em Hotéis, Eventos, Exposições e Feiras no Brasil e no Exterior.

Kasa design

Com estética limpa, refinada e aconchegante, a arquiteta argentina Julieta Castillo constrói sua visão de uma casa mais gostosa com projetos de inspiração nórdica. Sempre buscando novas madeiras sustentáveis, Julieta as revive conferindo novas formas. Fundadora da marca Kasa Design, trabalha com parceiros renomados, como a Cremme, conceituada marca de mobiliário franco-brasileira.

fresh-from-brazil-kasa-nyc2017

MMM (Meu Móvel de Madeira)

MMM (Meu Móvel de Madeira) é uma loja de móveis online de produtos variados, abrangendo desde camas e cadeiras a espelhos e cristaleiras, com fabricantes escolhidos a dedo, para a sua comodidade e praticidade. Trabalhamos com madeira reflorestada, fabricantes de qualidade e designers inventivos.

Rahyja Afrange

Depois de formada em Arquitetura e Urbanismo, Rahyja Afrange, encantada pelo mundo do Design foi à Dinamarca para um curso de Design de Mobiliário em Copenhagen. Quando retornou abriu seu próprio estúdio em São Paulo e desenvolveu suas primeiras peças. Cada projeto mostra a filosofia: “viver bem, em ambientes encantadores”.​ premiadas pela feira ICFF Studio Award em Nova York, em 2013. Com base na estrutura lógica de cada material, seu método de trabalho é guiado pela estética, funcionalidade e simplicidade.

fresh-from-brazil-afrange-nyc2017

 

Reboh Design

Fundada em 1996, por Suzanne Reboh, a Reboh Design acumula cases e premiações nacionais e internacionais, como o Icograda International Selection e o Prêmio Salão Design Movelsul (2010), conquistados pela criação de produtos, marcas, embalagens e comunicação visual. Acreditamos no design como ferramenta de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Assim, nosso lema é “design para ficar”: sem modismos ou desperdícios.

UNISOL

A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos. Representam atualmente 10 setores, entre eles: civil/habitação, confecção e têxtil, reciclagem, artesanato etc, nos 27 estados nacionais. A missão da UNISOL Brasil é organizar, representar e articular as cooperativas, associações e demais empreendimentos da economia solidária, resgatando e promovendo a intercooperação, a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável, sempre em defesa dos reais interesses da classe trabalhadora e da melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas.

Feltros Santa Fé

Fundada em 1965, a Indústria de Feltros Santa Fé é uma empresa de alta tecnologia, tradicional na produção de não-tecidos, com grande destaque para suas linhas principais: Feltros e TNT. A linha de Feltros Santa Fé é o alicerce da companhia. Seus feltros são de fácil manuseio e grande versatilidade, usados para artesanato, decoração, indústria moveleira e calçadista, além da construção civil. Trabalham com poliéster e lã, em diversas cores. Os feltros são de variados tipos, tanto lisos como também cortes especiais, candy color, felty e estampas, em rolos de diversos metros e larguras. A partir dos feltros é possível fabricar vários produtos, como cobertores, fibras e forrações. realização patrocínio parceiros

Questto|Nó

Escritório de design com abordagem unificada de inovação, nossos serviços integram pesquisa comportamental, estratégia, branding, design e engenharia em equipe, misturando diferentes conhecimentos e insights ao longo de cada fase do processo de criação. Levando em conta tais conhecimentos, a Questto|Nó não poderia estar de fora do maior evento de Design NY realização patrocínio parceiros

Miolo Wines + Uncork Brasil

Miolo se posicionou como o emergente produtor premium na indústria brasileira de vinho, ganhando mais 200 prêmios internacionais nos últimos cinco anos. Representado pela Uncork Brasil, firma de consultoria especialista em vinhos brasileiros baseada na Cidade de Nova Iorque. Este ano oferece seus vinhos no Fresh From Brasil em parceria com Ibravin – Insituto Brasileiro do Vinho.

Terapia do Luxo

Plataforma digital idealizada por Manu Berger, empresária e especialista no Mercado do Luxo. Pioneira nesse segmento no país, a plataforma oferece diversos serviços, como assessoria de eventos e publicações. A empresária realiza durante o Fresh From Brasil o lançamento internacional do livro Between Champagne Flutes & Wine Glasses.