Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Coletivos em Santos reúnem empreendedores criativos

Se juntas já causam. Imagina, juntas?  

A melhor legenda/meme de 2017 é também o lema de uma turma de pequenos empreendedores aqui de Santos: unir forças para divulgar seus trabalhos, marcas e produtos, sem qualquer rivalidade ou ideia de concorrência.

Os coletivos de empreendedores já são um sucesso no exterior e em São Paulo e, neste ano, começamos a ver o movimento ganhando força por aqui.

Além dos bazares que acontecem de maneira esporádica, tem gente se juntando para dividir o aluguel e a vitrine e ter o sonhado endereço fixo, CNPJ e maquininha de crédito e débito. Uma forma inteligente de crescer e fácil de ser encontrada pelos consumidores.

Se você gosta de comprar direto de quem faz, esses são ótimos endereços.

Coletivos de Empreendedores em Santos

Fixos

Meu​ ​Box​ ​-​ ​Loja​ ​Colaborativa

Seguindo uma tendência mundial, a loja reúne em um único ponto comercial diversos expositores e oferece a todos a estrutura necessária para viabilizar a comercialização de seus produtos de forma prática e fácil.

Funciona assim: há uma curadoria e um mix de expositores. Cada um deles ocupa espaço próprio e delimitado dentro da loja. Inicialmente, são 22 marcas diferentes.

Onde: Av. Marechal Floriano Peixoto, 30 (loja 4), Pompeia

Cultiva

Um espaço colaborativo e multicultural, cheio de gente interessada em transformar os espaços por onde passam, com um nome que remete a Cultura + Ativa.

O objetivo é fortalecer a relação afetiva da população com a cidade e seus artistas, além de compartilhar experiências e multiplicar as oportunidades, com um conceito baseado na generosidade e na confiança.

Quem passa por lá encontra vários produtos e, esporadicamente, oficinas bem maneiras na Saleta Cultiva.

Onde: Boulevard Othon Feliciano, 10, Gonzaga

Esporádicas

O Coletivo

O projeto é conhecido da galera e acontece mensalmente. Trata-se de uma espécie de bazar voltado ao pequeno empreendedor a fim de fomentar projetos artesanais e autorais na Baixada Santista.

Mais de 20 criativos se reúnem em encontros com o público. Por lá, você encontra produtos exclusivos e o melhor dos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, decoração, bem-estar, gastronomia, decoração para casa, camisetas, bolsas, acessórios em madeira, crochê e muitas opções para todos os gostos e bolsos.

Onde: Kawabanga Snack & Bar, Av. Siqueira Campos, 431, Embaré

Para saber quando acontece a próxima edição, fique de olho na nossa agenda!

O Mutirão

Uma vitrine criativa e totalmente colaborativa que, mensalmente, elenca 10 marcas diferentes para expor e comercializar seus produtos. Não há seleção e as marcas nunca se repetem, então esse é um ótimo local para conhece o trabalho de novos artesãos da cidade.

Onde: Rua Goiás, 154 (altos), Gonzaga. Para saber quando acontece a próxima edição é só ficar de olho no Facebook.

Feira das Minas

O coletivo montado para atuar paralelamente ao festival de cinema Mostra das Minas faz exatamente isso: valoriza o trabalho das mulheres que produzem. A primeira edição rolou em novembro de 2017, com shows e apresentações culturais.

No Facebook, você acompanha as novidades sobre as próximas edições.

Conhece outros empreendedores reunidos em formato de coletivos em Santos? Deixe aqui pra gente nos comentários!