Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Pré-estreia de João, o Maestro em Santos

Para quem ama música, filmes biográficos e cinema nacional, a próxima quinta-feira (17 de agosto) será de grandes emoções. Nessa data, acontece a estreia de João, o Maestro.

Para os ansiosos de plantão, no dia anterior, rola a pré no Roxy 4. 

Durante o evento, que tem início marcado para às 21 horas e é fechado para convidados, quem também assiste o filme é o ator Davi Campolongo, que interpretou João Carlos Martins em sua infância e nasceu aqui na Baixada Santista, mais especificamente em Praia Grande.

LC Barreto - João, o Maestro - Davi Campologo e Catherine Sansone - Crédito Fernando MucciImagem: Divulgação/Fernando Mucci

O filme

Para quem não conhece o maestro, o longa – dirigido por Mauro Lima (já bem familiarizado com o gênero após Meu nome não é Johnny e Tim Maia) e gravado durante sete semanas em São Paulo – conta a história de superação de um dos maiores pianistas do mundo, o brasileiro João Carlos Martins.

O artista, nascido em São Paulo, em 1940, começou a estudar piano aos 8 anos de idade e iniciou a carreira profissional aos 13. Com 20 anos, se apresentava no Carnegie Hall, em Nova Iorque, com todas as sessões esgotadas. Por conta de diversos problemas de saúde, foi obrigado a deixar de lado a carreira de pianista, definitivamente, em 2002.

Com inspiração nessa história, Lima escreveu o roteiro e dirigiu o projeto.

“O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta Mauro Lima.

Um talento #013 no elenco

Quem interpreta o maestro na infância é Davi Campolongo, ator mirim de Praia Grande. Para conquistar o papel, ele participou de uma audição e, posteriormente, um teste feito entre os selecionados.

Quando soube que havia sido o escolhido, o menino deu início às aulas de piano e, em pouco tempo de estudos, chamou a atenção de João Carlos Martins.

“Ele começou a levar o piano a sério um mês antes do filme. Eu vi uma gravação dele e esse garoto chega à beira da genialidade. Se ele continuar nesse passo, vai ser uma espécie de herdeiro de Arthur Moreira Lima, Nelson Freire e João Carlos Martins”, declarou o maestro em entrevista.

Os dois até já tocaram juntos, olha só:

LC Barreto, João, o Maestro - Alexandre Nero - Crédito Fernando MucciImagem: Divulgação/Fernando Mucci

Na idade adulta, Alexandre Nero assume a personagem.

A pré-estreia de João, o Maestro em Santos acontece na quarta-feira (16), às 21 horas, no Roxy 4. O evento é fechado para convidados, mas vale ficar de olho nas redes sociais do cinema para saber de promoções relâmpago para ganhar ingressos.

No dia seguinte, o longa biográfico estará em cartaz em todos os cinemas da região.

Para te deixar mais curioso, dá o play no trailer:

O Cineroxy 4 fica no Shopping Pátio Iporanga, Av. Ana Costa, 465, Gonzaga.