19/03/2017 Por Flávia Saad Cinema, Para curtir

Ghost in the Shell: veja a animação antes do filme

Um dos filmes mais aguardados do ano (mesmo que envolvido em várias polêmicas!) é a adaptação hollywoodiana de Ghost in the Shell.

Com o subtítulo A Vigilante do Amanhã, o longa tem como protagonista Scarlett Johansson e estreia no dia 30 de março.

www.juicysantos.com.br - ghost in the shell animação

Mas quem quiser assistir ao anime de 1995 que deu origem a essa nova versão tem compromisso marcado para este sábado (25 de março), às 17 horas, quando a Associação Japonesa de Santos exibe Ghost in the Shell (攻殻機動隊) com legendas em Português e áudio em Japonês.

Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser reservados via internet.

Antes da sessão, haverá palestra com a Profª Drª Sonia Luyten, renomada pesquisadora da cultura pop japonesa. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com tese sobre mangá, ela também foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações ECA/USP e professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão).

Sonia escreveu livros como “Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses” e “Cultura Pop Japonesa: animê e mangá”. Obteve prêmios nacionais e internacionais, entre eles a honraria do governo japonês pela atuação na divulgação e pesquisa da Cultura Pop Japonesa. Atualmente faz parte da comissão organizadora do Troféu HQMix, considerado o “Oscar dos quadrinhos” no Brasil.

Ainda durante o evento, vão rolar sorteios de brindes do filme.

A Associação Japonesa de Santos fica na Rua Paraná, 129, Vila Mathias. A iniciativa é do Departamento de Jovens (Seinenbu) da entidade.

www.juicysantos.com.br - scarlett johansson em ghost in the shell 2017

Ghost in the Shell

Considerado um dos clássicos da animação japonesa e do gênero cyberpunk (ficção científica que tem como cenário um futuro distópico em que a tecnologia é usada para dominação ou destruição da sociedade), o título exerceu – e ainda exerce – forte influência na produção de cultura pop, como a trilogia Matrix, pra ficar só em um exemplo.

A animação de 1995 foi dirigida por Mamoru Oshii, com base no mangá homônimo de Masamune Shirow, publicado pela editora Kodansha entre 1989 e 1990. No Brasil, o mangá saiu pela Editora JBC.

A história se passa no ano 2029, em que é possível manipular as pessoas controlando suas mentes. Major Motoko, líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell, tem um corpo cibernético e apenas sua alma como parte do seu “eu” original.

O Esquadrão vai à caça de um hacker, chamado de Mestre das Marionetes, que é especialista em computadores e capaz de controlar a vontade dos outros. No caminho, ela se envolve em uma trama perigosa que pode levá-la às autoridades mais elevadas do governo envolvidas em uma conspiração.