Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Cine Reflexão em Santos sobre mulheres no futebol

As mulheres estão em todos os lugares. Mas ainda falta um longo caminho antes de alcançar plenamente a representatividade. Oor isso, precisamos dialogar a respeito. E esse será o tema do próximo Cine Reflexão em Santos, já que, desta vez, o evento fala sobre mulheres no futebol.

Tem interesse no assunto? Então já anota: será no sábado (17 de novembro), às 15 horas. O encontro acontece na Associação Cultural José Martí e a entrada é gratuita.

Cine Reflexão em Santos

www.juicysantos.com.br - Cine Reflexão em SantosImagem: Reprodução

Se você não sabe o que é o projeto Cine Reflexão, vamos a um resumo rápido: trata-se de um encontro no qual o audiovisual funciona como ponto de partida para o debate em torno de um tema de relevância social. Ou seja, são exibidos vídeos (seja filme ou curta-metragem) e, em seguida, o público participa de um bate-papo sobre o tema.

A cada edição, são convidadas pessoas que entendem do assunto.

Nesta edição, dois curtas-metragens estarão na tela:

  • Estrelas de Mariental
  • Mulheres do progresso: muito além da várzea

Além disso, a participação de duas profissionais do esporte e incentivadoras do futebol feminino no Brasil estão confirmadas: as treinadoras Luana Paula e Daniele Mendes dos Santos. A primeira coordena e dá aulas no Fut Delas, escola de futebol feminino em Santos. Enquanto a segunda é treinadora de uma franquia do Orlando City Soccer School, em Brasília.

O evento começa às 15 horas e deve ser finalizado por volta das 16h15. Neste período, acontece a exibição dos dois curtas-metragens, o bate-papo entre o público e as profissionais e também um momento para se conhecerem melhor – com fotos e trocas de contato.

Sobre os filmes

Estrelas de Mariental é um documentário de 2017 (12 minutos) sobre um time de futebol feminino na colônia Mariental (Lapa – PR). A equipe superou preconceitos, dificuldades materiais e projetou o nome da localidade, ao conquistar campeonatos. O trabalho foi produzido pelas próprias estudantes, sob supervisão de um programa de cinema e educação da Universidade Estadual do Paraná.

Mulheres do progresso: muito além da várzea também é um documentário. De acordo com a sinopse, a ideia é enaltecer a presença feminina no mundo da várzea.

A Associação Cultural José Martí  fica na Rua Joaquim Távora, 217, Vila Matias.