Texto porJuicy Santos
Santos
TAGs

ação cinema

Blaxploitation: 5 filmes do movimento que inspirou Luke Cage

Para aproveitar a empolgação com o lançamento da segunda temporada de Luke Cage pela Netflix (que, por sinal, está chutando bundas!), vamos conversar um pouquinho sobre o blaxploitation, movimento cinematográfico em que a série do fortão se inspira em vários aspectos.

Por isso, se você está curtindo o herói à prova de balas do Harlem, prepare-se para uma viagem até os anos 1970, com muita pancadaria e empoderamento.

No início daquela década, o blaxploitation surgiu como uma resposta cinematográfica a toda uma geração de negros norte americanos, cansados de sua pouca representatividade em Hollywood.

O termo que o denomina utiliza de sarcasmo, como bem aponta este post incrível do Cinema com Rapadura, para não só aumentar a presença negra nas telas, mas também por detrás delas, com bom humor e muita personalidade.

A palavra mistura as palavras black (preto) e exploitation (exploração).

O Blaxploitation explode

Com uma estética totalmente particular e nova, o movimento se inspira nas grandes revoluções dos movimentos negros nos Estados Unidos dos anos 60, época em que Malcolm X e Martin Luther King encabeçavam ideais de direitos para a população negra que vivia segregada no país.

Outro ponto de virada foi o surgimento dos Panteras Negras. Não, não estou falando do rei de Wakanda, mas sim da organização revolucionária, criada originalmente para defender a população negra dos policiais americanos, que naquela época, não deixavam nada fácil a vida dessas pessoas.

Com todo este cenário surgindo nos EUA, os cineastas e atores negros viram um ambiente muito fértil para expressar suas ideias.

Nomes como Melvin Van Peebles, Pam Grier, Richard Roundtree e Jim Kelly tornaram o Blaxploitation um verdadeiro marco para a sua época, que ainda angaria adeptos até os dias de hoje.

Para explicar melhor o que foi tudo isso, não podemos deixar de citar certos títulos que representaram este movimento.

Aqui estão 5 filmes do blaxploitation fundamentais para entender como ele surgiu e se desenvolveu. 

1. Sweet Sweetback’s Baadasssss Song (1971)

www.juicysantos.com.br - blaxploitation

Conhecido como um dos primeiros títulos deste movimento, aqui conhecemos um garoto de programa chamado Sweetback (Melvin Van Peebles), que precisa fugir da justiça após salvar outro jovem negro, que estava sendo espancado por 2 policiais.

2. Shaft (1971)

Esse virou clássico.

Um detetive chamado John Shaft precisa encontrar a filha de um mafioso negro, que foi sequestrada em meio a uma guerra de gangues no Harlem.

Shaft é um icônico personagem que recebeu um remake em 2000, interpretado por ninguém menos que Samuel L. Jackson.

3. Blacula: O Vampiro Negro (1972)

Se você pensa que o Eddie Murphy tinha inventado o vampiro negro nos anos 90, saiba que, muito antes disso, o Blaxploitation já apresentava Blacula. 

Na história, um príncipe africano chamado Manuwalde é transformado em vampiro pelo próprio Conde Drácula no século 18 e aprisionado em um caixão até os dias de hoje (no caso, nos anos 1970).

Um colecionador compra o caixão e o leva para os Estados Unidos. Lá ele é liberto e conhece a reencarnação de sua amada.

4. Coffy : Em busca de vingança (1973)

Pam Grier vive Coffy, uma bela enfermeira que busca vingança após a morte de sua irmã, viciada em drogas.

Para isso, Coffy enfrenta cafetões, traficantes e policiais corruptos.

5. Jones, o Faixa Preta (1974)

 

Quando gângsteres matam um dono de uma escola de karate, o faixa preta Jones, interpretado por Jim Kelly, surge para enfrentar estes mafiosos.

Kelly ficou conhecido por atuar em Operação Dragão, clássico filme de Bruce Lee.

O que nos leva ao próximo tópico.

O Blaxploitation e as artes marciais

Na década de 70, um outro gênero cinematográfico conquistou muitos adeptos.

Com filmes de baixo orçamento, vindos da Ásia, regados a grandes combates e elementos de filosofia oriental, os longas de artes marciais ganharam enorme popularidade.

Estes filmes, que levaram o nome do cinema de Hong Kong para o mundo, ganharam muitos fãs na comunidade negra norteamericana. Por este motivo, nada mais natural que elementos desses filmes fossem incorporados em muitas produções de blaxploitation. Jim Kelly foi um dos maiores representantes dessa vertente.

Para homenagear estes filmes, Black Dynamite, com Michael Jai White, saiu em 2009, reunindo todos os elementos que fizeram destes filmes um estrondoso sucesso.

Até o aclamado diretor Quentin Tarantino já fez sua homenagem ao blaxploitation. Em 1997, lançou Jackie Brown, filme protagonizado por ninguém menos que Pam Grier, a musa blaxploitation dos anos 70, ainda em plena forma.

Infelizmente, muitos destes filmes são difíceis de encontrar. Porém, são uma ótima pedida para você que curte a série Luke Cage.

Vale falar que o personagem também se inspirou no movimento quando foi criado nos quadrinhos em 1972.