07/12/2018 Por Daniel Cid Cinema

5 filmes de Natal para você esperar o Papai Noel

Existe algo mais tradicional no final de ano do que assistir a um filme de Natal? Muitas vezes nem precisa ter o Papai Noel. Só por trazer esse espírito e ser exibido em dezembro já entra nessa categoria.

A lista é enorme, mas resolvi separar alguns filmes de Natal clássicos para muita gente.

Top 5 filmes de Natal pra assistir neste fim de ano

1. Os Fantasmas Contra-Atacam (1988)

Se existe uma história de Natal que foi a mais adaptada de todos os tempos, certamente é A Christmas Carol. O clássico da literatura inglesa foi escrito por Charles Dickens em mil oitocentos e bolinha (ok, 1843, pra ser exato).

Nesta versão, um executivo de uma emissora de televisão, cruel e mesquinho, chamado Frank Cross, vivido por Bill Murray, exige que sua emissora exiba um especial de natal ao vivo na noite de Natal, deturpando completamente os valores da data e fazendo com que vários funcionários precisem trabalhar no feriado.

Certa noite, o espírito de seu ex-mentor e sócio faz uma visita. Ele o alerta da vinda de 3 fantasmas que irão julgá-lo. Sem acreditar nisso e achando que está enlouquecendo, ele ignora essa situação. Até que o seu julgamento se inicia…

Considero essa uma das melhores adaptações da obra, pois conseguiu empregá-la em uma realidade contemporânea, com situações comuns do mundo capitalista. Tudo bem que estamos em 2018 e ela já não parece tão contemporânea. Sem contar que, com o Bill Murray, até a novela Os Mutantes da Record fica legal.

 

2. Esqueceram de mim (1990)

Tirando a Lagoa Azul, este é provavelmente o filme mais clássico da Sessão da Tarde. É até um pleonasmo escrever sobre Esqueceram de Mim. Mas vai que você esteve em Marte nas últimas décadas, né?

O pequeno Kevin McCallister está prestes a viajar para passar o Natal em Paris com toda a sua enorme (e chata) família.

Tudo pronto para a viagem, malas arrumadas e Paris os espera. Porém nem todos irão nessa viagem. Kevin é esquecido por seus pais em casa. Eu já disse que era uma ótima família…

O medo da maioria das crianças (inclusive o meu, quando tinha esta idade) se torna uma tremenda diversão para o menino, que aproveitará sozinho o Natal.

Mas sabemos  que nem tudo são flores. Uma dupla de marginais chamados de Os Bandidos Molhados (adoro esse nome) planeja assaltar a casa dos McCallister. E cabe a Kevin defender o seu lar, utilizando uma variedade de armadilhas letais.

3. Milagre na Rua 34 (1994)

É uma refilmagem do clássico de 1947. Já contou com diversas outras versões, inclusive peça na Broadway. No entanto, a versão com Richard Attenborough e Mara Wilson ficou marcada no coração da minha geração.

Quando o bondoso Kris Kringle aceita trabalhar como Papai Noel em uma loja de brinquedos, sua ternura acaba encantando a todos, principalmente a jovem Susan Walker. Graças à própria mãe, a menina deixou de acreditar no bom velhinho.

As coisas começam a complicar para o simpático Kringle quando ele passa a afirmar para todos que é realmente o Papai Noel.

Um lindo filme que debate o quanto a nossa noção de realidade pode aceitar o espirito de Natal. E o quanto comemoramos esta data sem realmente crer em todo o seu encanto lúdico.

4. Expresso Polar (2004)

Quando um menino começa a perder a fé no Natal, um gigantesco trem surge perto de sua casa. Esta locomotiva tem uma missão especial: levar um grupo de crianças para o Polo Norte para conhecer o Papai Noel.

O longa apresenta um clima mais sombrio, fugindo um pouco das história felizes, comuns no Natal. Por isso, é capaz que crianças mais novas acabem não apreciando muito a produção.

O destaque está na presença do ator Tom Hanks, tanto na voz quanto na aparência de diversos personagens do longa. Dá pra notar seu carisma, mesmo que em computação gráfica.

Transformar atores renomados em personagens de CGI se tornou uma marca registrada em outras animações do diretor, Robert Zemeckis.

5. Crônicas de Natal (2018)

Se existe um motivo para o Papai Noel sempre deixar os presentes quando ninguém está olhando, esse filme é a melhor explicação que encontraremos.

Ao encontrarem o Papai Noel deixando presentes em sua casa, os irmãos Kate e Teddy acabam se escondendo no trenó do bom velhinho, causando um acidente. Agora eles precisam ajudar o Papai Noel a encontrar suas renas, os presentes e salvar o natal.

Esta produção original da Netflix é o único filme recente dessa lista por alguns motivos.

1 – Eu sou velho e gosto de filmes antigos

2 – Natal é tradição. E o que é mais tradicional do que os filmes que nos acompanharam durante todos os natais?

3 – Este filme da Netflix, apesar de fugir desta regra, tem tudo para ser um novo clássico entre os filmes de Natal.

E se você entrou no clima, não se esqueça que tem caravana de Natal da Coca-Cola no dia 7 de dezembro e espetáculo de Natal na orla no dia 16 de dezembro.

Share Button