Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Exposição Metropolis, de Marcus Laranjeira, em Santos

São Paulo é uma cidade que admite diversos olhares e interpretações, que podem mudar a cada esquina de suas longas avenidas. É isso que a exposição Metropolis, do fotografo Marcus Laranjeira, mostrará aos santistas.

Até o dia 7 de outubro, o acervo itinerante fica disponível para visitação gratuita no MISS (Museu da Imagem e do Som de Santos).

Trata-se de uma mostra inspirada no filme homônimo de Fritz Lang, do início do século XX.

As imagens, feitas por Laranjeira, propõe uma nova interpretação da capital paulista, a partir da sobreposição de construções e projetos urbanísticos. Cada fotográfica cria figuras caóticas e densas que, gradualmente, se transformam em concretas e solidas estruturas transparentes.

MetropolisImagem: Marcus Laranjeira 

Antes de chegar a Santos, a exposição esteve no MIS-SP e outras cidades do estado.

“A simetria, o equilíbrio e a proporção criados a partir da justaposição dessas fotografias trazem também geometrias inéditas”, explicou Laranjeira, em entrevista ao site do MIS. “Por outro lado, a reconstrução visual pode ser entendida como uma crítica ao crescimento desordenado da capital paulista, crescimento esse que altera sua forma originária privilegiando o cinza do cimento e a aspereza do concreto”, complementa.

É possível apreciar as obras de Metropolis, de Marcus Laranjeira, em Santos de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. A visitação é gratuita!

O Museu da Imagem e do Som de Santos fica na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias (primeiro andar).

Sobre o artista

Luso-brasileiro, Marcus Laranjeira escolheu a cidade de São Paulo para viver. Além de fotografo, é artista e matemático (formado pela PUC e USP). Entre os projetos que desenvolveu, estão trabalhos artísticos e comerciais usando a fotografia como meio de expressão.