06/02/2019 Por Victória Silva Agenda de Santos e região

Confira tudo o que vai rolar no 14° Cortejo Quiloa

O que é o maracatu?

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, vai encontrá-la no 14° Cortejo Quiloa. E quem já sabe muito bem do que se trata não vai querer perder o já tradicional evento organizado pelo Quiloa Maracatu aqui em Santos.

Então, antes de mais nada, anote: o 14° Cortejo Quiloa rola entre os dias 13 e 17 de fevereiro (quarta-feira a domingo), em diversos locais da cidade.

O que é o Cortejo Quiloa

Antes de falar sobre a programação do evento, vamos a um breve resumo do que se trata. Assim você fica inteirado e já vai no mesmo clima da galera que não perde nenhuma edição.

juicysantos.com.br - Programação completa do 14° Cortejo QuiloaImagem: Divulgação

A Mostra de Arte e Cortejo Quiloa Maracatu acontece todos os anos aqui na Baixada Santista e tem o objetivo de oferecer mais  espaço para a reflexão e perguntas sobre essa manifestação cultural, originária de Pernambuco. A ideia é falar sobre a tradição do cortejo e como ele pode ser relido ao longo dos tempos.

Por isso, o grupo organiza uma programação com várias atividades e vivências. Também rolam exposições bate-papos e outros, um convite para experimentar, compartilhar e descobrir essa tradição linda que faz parte da cultura brasileira.

“Vivenciar o maracatu é uma busca, sobre nossa ancestralidade e identidade brasileira de matriz africana e indígena, que nos fortalece. Quando colocamos o cortejo na rua, procuramos convidar as pessoas para sentir esta prática artística” ressalta Felipe Romano, integrante do Quiloa Maracatu.

Aliás, vale ressaltar que é tudo gratuito.

Programação completa do 14° Cortejo Quiloa

Entre os destaques da programação deste ano estão, por exemplo, a presença de Sapopemba, que fará o apresentação musical de abertura da mostra e a conversa sobre maracatu com Baiana Rica e Aurélio Prestes.

juicysantos.com.br - 14° Cortejo QuiloaImagem: Divulgação

Também na agenda está o Baque Coletivo que conta com a participação de Deivison Santana e Aurélio Prates. Para finalizar com chave de ouro, o Cortejo de Maracatu Nação do Quiloa Maracatu percorre as ruas da cidade com muita alegria e cor.

No total, o evento conta com 13 atrações diferentes. Para conferir todas elas, basta dar uma olhada no Facebook e, é claro, confirmar a sua presença e convidar os seus amigos para curtirem com você.

O que é maracatu

Não quer esperar até o evento para saber o que é maracatu?

Calma, nós te damos uma palhinha do que se trata. O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação tipicamente brasileira (de Pernambuco) com matriz africana, que nasceu na instituição dos Reis Negros e nas festas da Nossa Senhora dos Prazeres do Rosário de Santo Antônio. Atualmente, a festa pode assumir sua identidade religiosa. Neste sentido, o maracatu é quando o candomblé vai à rua.

Share Button