Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Grátis: harmonização de café e docinhos brasileiros

Aceita um cafezinho?

Essa é uma pergunta que tem a cara do Brasil. O café está nas nossas casas, em reuniões de empresas e na sala de espera dos consultórios. A bebida faz parte da cultura do país e também do nosso calendário: desde 2005, o dia 24 de maio foi instituído como Dia Nacional do Café.

A data, que simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras, não poderia passar em branco por aqui, né?

Para comemorar, o Museu do Café tem uma programação especial e deliciosa: harmonização de doces de diversas regiões do Brasil e apresentação de concerto com clássicos nacionais e internacionais.

café e docesImagem: Reprodução/Toa Heftiba

A partir das 13 horas de quarta-feira (24 de maio), o público poderá participar de uma harmonização de café com diversos doces regionais, na Cafeteria do Museu. Em um espaço montado especialmente para a atividade, o barista apresentará o tipo de grão que mais combina com os sabores tradicionais do nosso país para que todos possam apreciar e também fazer em casa.

Mais tarde, às 19 horas, o Salão do Pregão será palco de um concerto com Maranata Coral e Orquestra e Camerata Santista. A apresentação contará com interpretação de obras de compositores nacionais e internacionais como Heitor Villa-Lobos, Jules Massenet e Giuseppe Verdi, que trazem à memória a trajetória do café em Santos e no Brasil.

O café no Brasil

Essa história de amor começa em 1727, quando as primeiras mudas e sementes chegaram ao país, vindas da Guiana Francesa. Conta-se que o militar e sertanista Francisco de Melo Palheta fora enviado àquela colônia para resolver uma disputa fronteiriça e, secretamente, trazer sementes e mudas do café, que ganhava popularidade.

As sementes foram distribuídas aos cafeicultores do atual estado do Pará. Sua expansão começou modesta e continuou em expansão, até chegar ao sudeste do país, onde encontrou clima e solo favorável para seu cultivo.

Vai lá!

Para provar a harmonização de café e docinhos brasileiros, vá ao Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. A atividade é gratuita!