08/08/2018 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para curtir

Festa da Ilha Diana é neste fim de semana

A Ilha Diana é um dos bairros de Santos que muitos santistas não conhecem.

Mal sabem eles o que estão perdendo. Além de ter um clima ribeirinho delicioso e da gastronomia caiçara de lamber os beiços, a galera de lá é boa em outra coisa: dar festas. Não é à toa que a Festa da Ilha Diana é uma das mais tradicionais e aguardadas por muita gente.

Então, antes de mais nada, anote no seu calendário: a Festa da Ilha Diana acontece neste sábado e domingo (11 e 12 de agosto).

Festa da Ilha Diana

juicysantos.com.br - Festa da Ilha DianaImagem: Divulgação

Tanto no sábado quanto no domingo, é possível curtir a programação das 10 às 23 horas.

Neste período, a festa do Bom Jesus da Ilha Diana tem, por exemplo, missa, música, apresentações artísticas, artesanato diferenciado e comidinhas típicas. Em outras palavras, este vai ser um fim de semana delicioso e bem diferente do que estamos acostumados.

Mas fique esperto com os horários da programação pra não perder nada.

A missa campal é celebrada pelo padre Claudenil Moraes, da Catedral, às às 15 horas. Em seguida, começam as atividades voltadas para a criançada, que vão das 11 às 16 horas e são comandadas pela contadora de histórias e atriz Claudynha Torres.

Já para os adultos, tem oficina aberta de reciclagem com tecido de guarda-chuvas. E para quem quiser comprar, quatro artesãs locais se responsabilizarão pelas barraquinhas de artes:

  • Ecojóias com escama de peixes e reciclagem de espelhos, de Sandra Cristina Moraes;
  • Bolsas com jeans e lonita reciclados, de Helena Vilaverde;
  • Peças com fuxico, de autoria de Adélia Hermínia;
  • Peças em crochê, de Josefa Cândido.

Já que estamos falando de uma festa, não pode faltar música!

No sábado, logo após a missa, o Grupo de Fandango Manema (Iguape) resgata a tradição da cultura caiçara. Em seguida, se apresentam Tchu Tchu Tchu (samba de raiz) e Anderson Fernandes (soul e suíngue). Domingo, o som fica por conta de Adiel e Kainan (sertanejos universitário e de raiz), Ney do Cavaco (samba) e a incrível roda de samba da Ouro Verde.

Como chegar à Ilha Diana

Ficou interessado, mas não sabe chegar à Ilha Diana?

Bom, é bem simples. O embarque acontece atrás da Alfândega, no Centro de Santos. As barquinhas saem a cada meia hora e o trajeto – que tem uma parada na Base Aérea – dura, em média, 30 minutos.

+ Confira o horário de saída das embarcações para a Festa da Ilha Diana

Vale dizer que as barcas têm capacidade de 45 passageiros, além da tripulação, ou seja, em dia de festa o ideal é chegar um pouco antes do horário. O valor é de R$ 0,50 (para ida e volta).

Sobre a Ilha Diana

A ilha fica no Estuário de Santos e é considerada parte da Área Continental da cidade. São cerca de 200 moradores e 60 famílias no bairro, ou seja, todo mundo se conhece por lá. A ocupação do local começou em 1940, com a remoção das famílias que residiam na área onde foi construída a Base Aérea de Santos.

Essa é uma das únicas colônias de pescadores existentes na região.

Share Button