28/11/2017 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para visitar

Exposição em Santos mostra jeitos diferentes de fazer café

Vai um café aí?

Essa é uma frase que nós ouvimos ao chegar à casa de um parente ou amigo; enquanto esperamos por uma reunião e ao começa-la; no consultório médico; em determinadas lojas e outros ambientes. O café faz parte da vida do brasileiro.

Mas temos uma pergunta pra você. 

Como você prepara esse café?

drip-coffee-makerImagem: Reprodução

Com o aumento do consumo no mundo todo e a inserção de novas tecnologias no nosso dia-a-dia, o preparo do café ganhou inúmeras maneiras e você é convidado a conhecer cada uma delas na exposição ‘Vai um café? Cafeteiras e Modos de Preparo’, do Museu do Café.

A inauguração da mostra acontece na noite de 30 de novembro e é possível visita-la até junho de 2018.

Modos de preparo do café

Se você não faz café em alguma cafeteira elétrica, provavelmente, é adepto do bom e velho coador ou um cafezinho solúvel, né?

Esses são os métodos de preparo preferidos dos brasileiros, mas existem outras formas bem diferentes de fazer a nossa bebida queridinha do coração e quem provou garante: todas ficam deliciosas, apesar de terem diferenças.

Tudo começou com o método árabe/turco, que predominou nos primeiros séculos desde a descoberta do grão e foi adotado e adaptado pelos europeus.

O esforço contínuo de aprimoramento no preparo da bebida através dos séculos fez com que, atualmente, existam inúmeras formas disponíveis para “passar um cafezinho”. Na mostra temporária do Museu Café, o público conhece 17 jeitos de preparar café que ainda permanecem em uso, incluindo modelos artesanais e mecânicos.

Prensa Francesa, Soft Brew, HarioV60, Moka e sifão são algumas das peças da exposição.

A curadoria dividiu os objetos de acordo com os seus sistemas de funcionamento: ebulição e decantação, filtragem ou percolação, prensagem, vácuo e pressão.

Vai lá

A exposição fica disponível até junho de 2018.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos  funciona é de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos entre 10 e 17 horas. A entrada custa R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita.