10/07/2018 Por Flávia Saad Agenda de Santos e região, Para curtir

Cultura japonesa em evidência no Sesc Santos

Santos foi o primeiro contato com a nova terra dos primeiros imigrantes japoneses vindos para o Brasil.

O Kasato Maru aportou por aqui no mês de julho, há 110 anos. Nem o país nem a cidade foram os mesmos desde então.

Pra homenagear a influência da cultura japonesa na nossa região, o Sesc Santos oferece atividades variadas dentro da programação Japão Brasil Japão – Fluxos do Kasato Maru.

Você que gosta do que vem lá do outro lado do mundo poderá conhecer a arte tradicional e contemporânea em formatos e linguagens diferentes.

O melhor de tudo? Todas elas são gratuitas!

www.juicysantos.com.br - sesc santos japão

Brasil Japão no Sesc Santos

Oficina de Tricoled

Ateliê aberto de tecelagem com máquinas simples feitas a mão (tricotin e mini teares) para confecção de acessórios e objetos decorativos com LED. A atividade consiste em convidar as pessoas a (re)aprender técnicas primitivas de confecção e integrar as tecnologias vestíveis, como colares, letras e nomes. Tudo inspirado nas técnicas japonesas de tapeçaria.

Em uma experiência lúdica “mão na massa” os participantes criam peças e adereços que se iluminam com luzes leds e aprendem o básico da eletrônica.

Quando: 21 de julho (sábado), das 15 às 19 horas
Grátis

www.juicysantos.com.br - japão sesc santos

Eu Toco Koto

Kooi Kawazoe toca Koto, instrumento musical de cordas dedilhadas parecido com uma grande cítara. Professor de guitarra, violão, contrabaixo e teoria musical, Kooi compôs trilhas, spots, jingles para filmes, comerciais, etc.

Quando: de 22 a 29 de julho (domingos), das 11 às 12 horas

Oficina de Kokedama – Ornamentos de Musgo

Kokedama em japonês significa “bola de musgo”. Carol Ikeda vai ensinar como migrar uma planta de seu vaso inicial para a bola de musgo. Os participantes irão criar e também poderão escolher a forma de disposição final de seu Kokedama, se suspenso ou sobre algum outro suporte.

Quando: 21 e 22 de julho (sábado e domingo), das 14 às 17 horas

Papel Artesanal em Fibra Kozo – Demonstração com Kamori Mori

Feito a partir de uma técnica milenar japonesa, o papel Kozo é utilizado como suporte para gravuras, desenhos e aquarelas. Nesta oficina, o público poderá conhecer todas as etapas de produção do papel nipônico. Ele vem das fibras de uma planta nativa do país.

Atenção: é necessário se inscrever com 15 minutos de antecedência.

Quando: 28 e 29 de julho (sábado e domingo), das 14 às 17 horas

Cerimônia do Chá

A performer e especialista em chás Erika Kobayashi vai fazer um diálogo com a arquitetura do teatro do Sesc Santos para compor a cerimônia tradicional japonesa em formato super intimista.

A performance acontecerá em silêncio. O chá será servido em alguns chawans (tigelas de cerâmica), para que a bebida seja compartilhada.

Quando: 29 de julho (domingo), das 15 às 16h30

Contação de Histórias do Japão

Contos típicos da região do centro do Japão – Ehime-ken e Okayama-ken – estão na pauta de Julia Atsuko, artesã, sansei e que cresceu em uma família que manteve as tradições nipônicas.

Quando: 14 e 28 de julho (sábados), das 15 às 15h40 na biblioteca do Sesc

Para acompanhar a programação cultural do Sesc Santos, visite o site. E para ficar sabendo de outros eventos bacanas em Santos, basta acessar a agenda da semana no Juicy Santos.

Share Button