Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Carnabonde 2016 rola neste sábado (6/2)

Um dos eventos mais esperados do Carnaval santista, o Carnabonde 2016 vai agitar as ruas do Centro neste sábado (6 de fevereiro).

Todo mundo ama essa festa porque rola um resgate das tradições antigas de Carnaval, não só nas músicas, mas também nas fantasias e nas batalhas de confete e serpentina. Ou seja, uma festa super família e cheia de charme.

Das 11 às 14 horas, o pessoal se reúne na Praça Mauá, no Centro Histórico.

www.juicysantos.com.br - carnaval no bonde histórico de santos

Neste ano, o festejo homenageia os 470 anos da Cidade de Santos, o sambista J. Muniz, maior conhecedor do samba na cidade, conhecido como Marechal do Samba, e o maestro Nilson Zago, falecido em janeiro.

A troca das doações (dois pacotes de achocolatado em pó de 400 gramas) pelas camisetas do bloco pode ser feita apenas nesta quinta-feira, das 9 às 17 horas, no piso térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Cada pessoa pode retirar até 2 camisas.

Bonde animado

Desde 2001, o baile ao ar livre reúne atores caracterizados de antigos foliões, a Corte Carnavalesca, que leva música e muito alto astral a milhares de foliões.

No Carnabonde, blocos, ranchos carnavalescos, choros e bandas que, no século passado fizeram história, voltam a dialogar com o presente de maneira ativa e atual.

Já receberam homenagens Chineses do Mercado, Dengosas do Marapé, Agora Vai, Bola Alvinegra, Babys do Jardim de Infância, Oswaldo Cruz, Bloco das Esmeraldas, As Favoritas do Sultão, Bloco das Misses, T.A.B.A., Cruz de Malta, Banda Mole e Gueixas do Atlanta.

carnabonde1Fotos: Prefeitura Municipal de Santos

Neste ano, o Carnavalesco, ator e diretor de teatro André Leahun, responsável pela direção artística do evento desde 2007, adianta que o Carnabonde 2016 – Santos 470 anos – ilustrará os pontos chaves da história das festas matrizes do Carnaval que conhecemos hoje em dia (Festas Agrarias do Egito, Grécia, Roma, Veneza) e mais especificamente o Carnaval Santista: Celebração da Festa de São Gonçalo, Os Batuques do Quilombo de Pai Felipe, O Entrudo, Os Corsos Automobilísticos, Os Ranchos e Choros, Os Blocos Carnavalescos, O Banho deDona Dorotéia, As Batalhas de Confete, O Surgimento das Primeiras Escolas de Samba, dentre outros.