Texto porJuicy Santos
Santos

Bertioga, um pedaço de Santos que proclamou independência

Poucas santistas das gerações mais recentes sabem que Santos já foi muito maior em território. Bertioga, cidade muito procurada por moradores de Santos e região, já foi mais um dos bairros de Santos.

praia de bertioga

Com população fixa de mais de 47 mil habitantes e área de 490 km2, Bertioga mora no meu coração de uma maneira especial. Há 20 anos atrás, quando iniciava minha adolescência, meus pais compraram uma casa de praia na cidade. 

Desde dia em diante Bertioga se tournou, pra mim, meu porto seguro, meu momento de paz e reflexão e, principalmente, de liberdade. Por morar na capital, nunca podia sair sozinha, caminhar pelas ruas a noite ou brincar na rua de dia. É minha gente, sortudos os que viveram suas infâncias onde isso ainda era possível. Por isso, quando chegava a Bertioga, na 6a feira a noite, era como se todas as amarras se soltassem.

Meus pais me liberavam pra sair com os amigos (alias meus melhores amigos conheci lá), chegar mais tarde e andar de bicicleta sozinha. Foi nessa época que aprendi limites, vivi grandes amores de verão e me tornei adulta.

Meu avô sempre dizia: Filha, esse final de semana você vai pra Santos? Morria de rir porque pra ele, tudo que é praia, era Santos! Mas em partes ele estava certo, 1 ano antes de conhecer Bertioga, em 1991, o território deixava de ser parte da cidade de Santos e tornava-se um município independente.

bertioga

Hoje Bertioga, que na língua indígena quer dizer casa do peixe branco, vive mais do turismo do que da pesca. Com a proliferação dos condomínios fechados, prédios e residências a cidade passou a ser destino de muitos paulistanos (e santistas) em busca de uma casa próxima ao mar.

Há 20 anos era possível ir à feira e comprar palmito direto dos índios. Sim, Bertioga AINDA é um dos locais do Estado de São Paulo que mais acolhe tribos indígenas. Hoje, tenho quase certeza que os índios, assim como a vida pacata que tanto me atraia (e me protegia) não existe mais.

Lado bom é que isso levou à população, em sua maioria bastante carente, desenvolvimento e serviços básicos. Passei muitas noites de ano novo sem banho porque na temporada a cidade não suportava o número de turistas e a água acabava.

bertioga - forte são joão

Fonte: Site Novo Milênio

O que fazer?

  • Forte de São João  – finalizado em 1710 tinha como objetivo proteger a cidade das invasões portuguesas. Hoje abriga um museu.
  • Centro histórico – local dos melhores restaurantes que servem a típica Tainha e da feira de artesanato
  • Sesc Bertioga – aos usuários e comerciantes é um dos melhores resorts da rede no Brasil
  • Senac Bertioga – localizado dentro do Sesc Bertioga e inaugurado em 2012, leva capacitação gratuita à população da cidade
  • Praias – com 33 km de extensão as praias da cidade são: Enseada, Itaguaré, São Lourenço, Guaratuba e Boracéia
  • Festas – a cidade têm 4 festas anuais que recomendo muito: da Tainha, do Camarão na Moranga, Japonesa e do Índio, sendo essa a mais famosa reunindo tribos indígenas de todo país
  • Pastel do Trevo – levou o nome da cidade ao mundo da gastronomia paulista! Tem o melhor pastel e coxinha do mundo. Experimente o de palmito!!!
pastel do trevo

Fonte: Site Marketing na Cozinha

O lado rico de Bertioga

Riviera de São Lourenço, como poucos sabem e muitos preferem não comentar, é um condomínio situado em Bertioga. Com cara de cidade, a Riviera é um oásis de luxúria. Com shopping center, espaços culturais, restaurantes, casas e apartamentos cinematográficos, a Riviera é o um local para poucos, exclusivo! Até a praia é diferente, com areia mais branca e mar mais translúcido.

No verão a programação cultural, patrocinada pela revista Veja, é intensa. Bom lugar pra compras e diversão noturna.

riviera

Bertioga faz divisa com o Guarujá (há uma balsa que liga o centro da cidade à praia Branca e o bairro do Perequê) e com São Sebastião. Guarda uma praia mais rústica quando comparada a Santos e muitas ruas de areia. Pra mim, esse é todo charme dela. Torço pra que a exploração imobiliária não roube o espírito selvagem das suas paisagens.

Confira mais fatos históricos sobre a cidade de Bertioga no site Novo Milênio.

E você sabia que Bertioga pertencia a Santos? O que gosta de fazer na cidade?