Texto porJuicy Santos
Santos

Camiseta cool: do it yourself

Quem me conhece pelo menos um pouquinho sabe que eu sou fascinado por lojas, compras e moda (dentre outras coisitas más). Uma das peças que mais tenho são camisetas. Gosto de color blocking e frases legais. Ou seja, AMO camisetas com escritos! Mas morando aqui em Santos fica complicado achar umas camisetas divertidas, boas e baratinhas. Podemos encontrar coisas legais em lojas como Renner, C&A e Hering ou apelar para as marcas mais caras – Cavalera, Sergio K, Ópera Rock…


Mas tem coisa mais legal do que ter uma camiseta só sua? Não, não tem! Por isso, de vez em quando eu pego uma camiseta mais “batida” e dou uma customizada pra poder voltar a usar. Um jeito fácil, barato e divertido de mostrar seu estilo.

Por exemplo, no sábado 28/05 tive uma festa em São Paulo – Festa³ do blog aos cubos – e queria uma camiseta legal para ir. Pensei um pouco, estava zerado de grana e então decidi customizar uma camiseta velhinha.

Vou dar umas dicas de como customizar uma camiseta em apenas 04 passos. Você vai precisar de:

  • T-shirt de qualquer cor, desde que seja lisa. Eu sempre uso uma camiseta mais velhinha já. Tenho dó (e medo) de fazer merdinha numa camiseta nova.
  • Tinta para tecidos da cor que você preferir.
  • Pincel
  • Papel, tesoura sem ponta e fita adesiva – ou um molde pronto.
  • Uma amiga (o) bem legal


0º Passo:
Pense muito bem no que você quer fazer. Avalie as possibilidades de dar certo. Se for uma camiseta com uma frase legal, pense em como você vai fazer esta frase, como vai aplicar. Uma dica é fazer um molde. Se você não for muito bom com lápis, papel e tesoura sem ponta (assim como eu) apelem para o computador, Corel Draw / Illustrator / Photoshop e uma impressora. Ou então, faça um orçamento de um molde em adesivo – foi assim que eu fiz! Eu queria uma fonte (fonte = tipo de letra) muito específica pra frase que escolhi, então achei mais fácil mandar produzir em adesivo na Mistick. Foi apenas 10 dinheiros e ainda dei sorte pois não precisei pagar o frete. Conheça o blog da Mistick.


0.1º Passo:
Com o molde em mãos e a camiseta em mãos, é a hora de escolher uma tinta especial para tecidos da cor que você quer. Essa etapa também é complicada, viu gente? Vá na loja com a mente bem aberta, pois a chance de você encontrar o tom e-xa-to que você imaginou é bem nula – a não ser que você escolha branco/ preto. Acreditem, faço um trabalho constante na minha mente por causa disso… rs

1º Passo:
Chame uma amiga/ amigo para te ajudar. Prepare um local limpo e plano para começar a brincadeira. Separe a camiseta – tem que estar limpa e passada (sem goma) – e os materiais. Estique a camiseta e aplique o molde da sua estampa. Se você fizer com papel, cole as extremidades com durex ou fita crepe para ele não se mover. Se você fizer com adesivo de vinil, é só aplicar na camiseta da mesma forma que aplicaria em uma parede. Peça ajuda de  alguém para segurar a camiseta enquanto você faz isso



2º Passo:
Com o molde aplicado, é a hora de começar a pintar. Escolha o pincel mais apropriado para a sua técnica e comece. No meu caso, eu achei melhor usar um rolinho, pois não queria que ficasse muita tinta na camiseta. Enquanto você vai pintando e conversando com a amiga, peça para ela segurar as extremidades da camiseta para não amassar ou embolar o tecido.

3º Passo:
Quando terminar de fazer sua estampa, o ideal é esperar 72 horas para secar. E pronto! Se você optar pelo adesivo, eu aconselho retirar o “molde” assim que terminar de pintar – ou espere a tinta secar um pouco – pois o adesivo tem cola e eu não sei se ela pode danificar a camiseta se ficar muito tempo ali. A minha camiseta não ficou com nenhum restinho de cola, pois eu tirei assim que terminei de aplicar a tinta.

Importante: pra quem optar pelo molde de adesivo, é bom mesmo ter alguém para para ajudar. Quando você for tirar o adesivo, vai precisar mesmo que alguém segure as extremidades do tecido. Vai por mim! Depois das 72 horas, vire-a ao contrário e passe com ferro. Dizem que isso ajuda a tinta a fixar no tecido e resistir melhor às lavagens.


4º Passo:
Arrase com sua camiseta nova! Não tem nada pior do que você comprar uma camiseta linda pra sair e chegar na balada / festa e ver gente usando a mesma camiseta linda, né? Quem customiza não têm esse problema.

No final do ano passado eu fiz uma camiseta personalizada para usar no réveillon e também usei adesivo para o molde. Mas fui burro e, ao invés de tinta para tecidos, usei caneta para tecido. Resultado? A camiseta ficou linda do jeito que eu queria, mas só demorou 3 horas para ficar pronta…¬¬


Post por Brunno Fróes
bfroes.tumblr.com