Texto porJuicy Santos
Santos

Exibição de curtas do Querô começa amanhã (12/4) em São Vicente

Todos os sábados de abril, até dia 26/4, 12 filmes produzidos pelos alunos do Instituto Querô serão exibidos na Mostra Querô São Vicente.

Os jovens da cidade terão a oportunidade de assistir as produções feitas por alunos capacitados pelo Instituto de 2006 até 2013.

O evento é gratuito e acontece na nova sede das Oficinas Culturais em SV. Além de assistir aos filmes, os diretores e produtores dos curta metragens também estarão presentes para conversar com os jovens sobre o aprendizado adquirido durante as Oficinas Querô e como o audiovisual os transformou pessoal e profissionalmente.

Alguns dos filmes selecionados para a Mostra foram feitos por jovens de São Vicente e já receberam prêmios em grandes festivais.

curta metragem aloha

Um deles é Aloha (foto). Gravado na cidade do Guarujá, em 2010, o documentário que conta a história de amor de um surfista de volta ao mar após ficar tetraplégico, já ganhou quatro grandes prêmios, entre eles o de Melhor Documentário e Crítica no 9º Curta Santos, além de ser selecionado para mais de 13 festivais.

O diretor do filme Aloha é Nildo Ferreira, jovem capacitado na primeira turma de 2006 e que até hoje faz parte da equipe Querô. Para ele, a Mostra é uma forma de trazer uma nova visão aos jovens. “Uma mostra de cinema é sempre muito importante por incentivar o público a consumir outro tipo de filme e a estimular um novo olhar, além dos grandes veículos de entretenimento”. Para Laís, uma das produtoras do filme Tiros que também fará parte da Mostra, “O legal de levar os filmes para a São Vicente é poder ampliar a participação e conhecimento do cinema na cidade”.

Aberta ao público, a Mostra acontece aos sábados (12, 19 e 26 de abril), a partir das 15 horas, na Oficina Cultural Prof. Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã).

Veja a programação completa:

SÁBADO, 12 DE ABRIL

Bingo – diretora Jéssica Lopes

– Um dia na vida de Nelson, um jovem senhor que não deixa a idade desanimar o seu coração.

Missão Estelar – produtora de elenco Jéssica Lopes

– Fala da beleza dos sonhos infantis, contando a história de Pedro, um garoto de 7 anos que quer arrecadar dinheiro para uma viagem à Lua.

Ulisses – produtora Jéssica Lopes

– Ulisses passa seus dias entre ruas e bares. Em um desses bares reflete sobre os motivos que levaram sua mulher a deixa-lo. Para ou não de beber passa a ser uma luta.

Visão Privilegiada – diretoras Kamilli e Maria Paula

– Com uma forma diferente de olhar a vida, pais registram momentos de uma criança de três anos que, desde o seu nascimento, conta com uma dedicação e carinho mais que especiais.

SÁBADO, 19 DE ABRIL

Aloha – diretor Nildo Ferreira

– Do mar, a inspiração para a vida. Das ondas, o impulso para o prazer. Com os avanços tecnológicos acabaram as barreiras entre surfistas com necessidades especiais e sua paixão pelas ondas.

Oswaldo – diretor Nildo Ferreira

É na solidão que Oswaldo se revela e, em seu trabalho, realiza os desejos mais secretos da sua verdadeira personalidade.

O Pequeno Monstro – diretor Nildo Ferreira

A ficção conta a história de um garoto com uma imaginação muito fértil. Ele acredita que toda sua família é formada de monstros, inclusive ele.

De Vento e Popa – diretor Luciano Vieira e Camila Amaral

Vitor, 17 anos, é um menino apaixonado por esportes aquáticos. Depois de ter se aventurado em diversas experiências, finalmente encontrou sua real identidade na Vela.

SÁBADO, 26 DE ABRIL

De Catraia – diretora Damaris Ribeiro

O documentário mostra as vidas que passam pelas catraias de Santos, contando a história do ponto de vista do catraieiro. Com poucos textos, sem intervenção de transeuntes, depoimentos em muitas imagens costuram a passagem das pessoas de lá para cá, com o olhar da personagem central e seu instrumento de trabalho.

De Velha Basta eu – Damaris Ribeiro

Estela, uma jovem senhora de 65 anos, namora e vai à festas sem deixar que a idade seja maior que a alegria de viver.

O Melhor Lugar – Damaris Ribeiro

Baseado em uma história real, o conto foi um dos finalistas da 4ª edição do concurso do ECA.

Tiros – diretor Gabriel Izaguirre, Laís Araújo e Bianca Munhoz

Narra a história de uma professora e três alunos que, sitiados em uma sala de aula durante a invasão de um atirador, vivem momentos de pânico e os acontecimentos das últimas horas vem à tona.

By: Ivan de Stefano