12/01/2019 Por Victória Silva Casamentos e festas

Folga após o casamento: entenda como funciona

Dizem que quem casa quer casa. Mas, se tem uma coisa que todos os noivos desejam é uma folguinha após o grande dia. E nós nem estamos falando de lua de mel, a necessidade é de relaxar mesmo. Afinal, organizar um casamento não é moleza e as horas de festa também são mega cansativas, né?

Acontece que o que muita gente não sabe é: você não precisa tirar férias para isso. Se você trabalha sob o regime da CLT tem direito a uma folga após o casamento!

Então, se o seu casório não coincidiu com as férias remuneradas ou você ainda não tem direito a esse benefício, relaxa que ainda vai dar para descansar e até fazer uma viagem curtinha.

Folga após o casamento: esse direito é seu

juicysantos.com.br - Folga após o casamento: casal observando paisagem
Imagem: Mahkeo para Unsplash

De acordo com a lei (artigo 473, II da CLT), profissionais têm direito a três dias de licença após o casamento. Já para os servidores públicos esse período é ainda maior. Somam oito dias de descanso.

Mas atenção, pois para ter direito a esse benefício, é necessário avisar o RH (ou outro departamento que seja responsável por isso) qual é a data do casório. Assim haverá tempo hábil para a empresa se organizar para a sua ausência – o que garante que você não encontre uma pilha de coisas pra fazer no retorno ao trabalho.

Além disso, é importante que, quando você voltar à rotina, se lembrar de apresentar a sua certidão de casamento na empresa. Deste modo, a empresa terá como documentar que naquela data realmente aconteceu o seu casamento. Desse jeito, não há como enganos acontecerem e, por exemplo, os dias serem descontados do seu pagamento.

Lua de mel em três dias?

Sua folga após o casamento começa a contar no primeiro dia útil após a festa, ou seja, se seu casamento for no sábado, você tem segunda, terça e quarta-feira para descansar.

Num primeiro momento, pode parecer pouco tempo para uma lua de mel, mas não é exatamente assim. Afinal, existem vários destinos onde um final de semana (ou períodos entre dois e três dias) são suficientes para conhecer suas belezas, namorar e relaxar muito. Neste sentido, vale desde spas até cidades pertinho de casa, por exemplo.

+ Lua de mel sem viagem: também é possível ser incrível

O bom é que em poucos dias é possível que vocês economizem na viagem 🙂

São ótimos destinos para uma lua de mel curtinha:

  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Campos do Jordão
  • Curitiba
  • Rio de Janeiro
  • Boituva (com passeio de balão)
  • Monte Verde

É claro que, se for possível tirar férias, vocês vão curtir muito mais, tanto a viagem quanto a casa e os presentes de casamento. Mas, é como diz outro ditado popular: mais vale um pássaro voando do que dois na mão (sim, está invertido porque faz mais sentido assim).

Share Button