17/11/2018 Por Victória Silva Casamentos e festas

Festa de noivado: fazer ou não uma?

E então o seu namoro de anos muda de status. Vocês vão casar.

Junto com a felicidade deste momento nascem também várias dúvidas. As questões vão desde qual o melhor mês para casar até comprar ou alugar um imóvel, por exemplo. Mas uma das perguntas que podem passar pela sua cabeça é: e noivado, vai ter? Apesar de parecer uma tradição ultrapassada, a festa de noivado ainda é bem comum nos dias de hoje e, por isso, gera tantas dúvidas nos casais que decidem juntar as escovas de dentes.

Levando em consideração que você clicou nesta matéria provavelmente está passando por isso, né?

Nós vamos te ajudar a concluir se esse passo vale a pena para você ou será apenas mais um gasto 😉

www.juicysantos.com.br - devo fazer festa de noivado

A tradição da festa de noivado

Em resumo, a festa de noivado é uma recepção para oficializar o pedido (que deve ter acontecido antes de forma íntima). Ou seja, existem vários estilos para esse costume como, por exemplo:

  • Um jantar apenas para os pais dos noivos;
  • Uma recepção para familiares e amigos mais próximos;
  • Um festão com tudo o que o casal tem direito.

Em qualquer uma delas, a ideia é afirmar o compromisso do casal com o casamento perante pessoas importantes para os dois. Além disso, é ainda uma maneira de as pessoas mais próximas e queridas participarem do momento do pedido de casamento – mesmo que ele já tenha sido feito a dois.

Fazer festa de noivado ou não?

Agora que você sabe o que é para que serve, é preciso ter em mente seu estilo e orçamento. Se estão pensando em fazer algo mais particular, pode ser válido reunir apenas os pais para dar a notícia e comemorar em família. E aqui cabe ao casal decidir se será em casa mesmo, num restaurante mais elegante ou até numa pizzaria. O noivado é de vocês. Portanto, não se prendam ao rótulo de festa.

Para famílias que ainda não se conhecerem, pode ser uma oportunidade para chamar tios, avós, primos em um mesmo local… Afinal, vocês estão prestes a formar uma família e criar laços pode ser interessante. E, se estamos falando com um casal que ama uma festa, a última opção pode ser agradável.

Encontrou a opção que faz sua cabeça e gostou da ideia? Pois então é o momento de pensar nas finanças – mesmo um jantar apenas para os pais terá custos. E, se vocês pensam em se casar em breve, isso pode fazer diferença. Em outras palavras: analise se cabe no seu bolso e leve também em consideração a vontade do casal. Vocês querem muito isso ou estão indo apenas pela tradição? E os pais, o que acham da festa?

Como organizar uma festa de noivado

Para decisões positivas, tem que rolar uma certa dose de organização. E como o noivado é o momento de anunciar o casamento, a festa tende a ter menos tempo de planejamento do que um casamento em si. De todo modo, você pode contar com a ajuda de um assessor ou ainda colocar os pais e amigos mais próximos para trabalhar com vocês.

Com base no estilo de festa de noivado escolhida, o primeiro passo é decidir quem será convidado. Não se preocupe em fazer algo muito formal, uma ligação ou visita para convite é suficiente. Em seguida, pense em comida, bebida e todos os itens que fazem parte de uma recepção normal. A boa notícia que é existem vários restaurantes que fecham para esse tipo de evento, ou seja, vai ser mais fácil de organizar.

E se não for fazer a festa de noivado, utilize esse tempo (e dinheiro) para pensar no casamento!

Felicidades 🙂

Share Button