Esse conteúdo é uma parceria com Unisantos, onde a sua jornada começa.

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Quer se dar bem na entrevista de emprego? Siga esses 4 passos

Depois de várias etapas de uma seleção que parece interminável, você finalmente recebe o convite para a tão aguardada entrevista de emprego. Pois é, chegou o momento decisivo para mostrar todo o seu potencial e conquistar a vaga. Mas, para ganhar o recrutador, seja presencialmente ou online, você precisa mostrar muito mais que conhecimento técnico no currículo.

No entanto, se você não se preparar bem para essa etapa, todos os esforços anteriores podem ser em vão. A impressão que você passa durante a entrevista vai determinar o sucesso ou fracasso.

www.juicysantos.com.br - Quer se dar bem na entrevista de emprego Siga esses 4 passos

Então, para brilhar no processo seletivo, vem ver 4 dicas para se dar bem na entrevista de emprego.

1. A preparação

Pesquisar sobre a empresa é o primeiro passo. Estar por dentro de tópicos como missões, valores, produtos e serviços vai te auxiliar a responder de uma forma mais alinhada. E outra: demonstra interesse pelo futuro trabalho.

Além disso, organize por escrito sua trajetória profissional. Tenha clareza sobre suas experiências passadas e como elas se relacionam com a vaga. Não vale mentir, hein? Os recrutadores pegam isso bem rápido.

E vale a pena treinar para falar sobre suas habilidades e conquistas.

2. Na hora da entrevista de emprego

Pontualidade é básico. Chegue com 5 a 10 minutos de antecedência, porque isso demonstra comprometimento, profissionalismo e respeito ao tempo do entrevistador.

E o visual? Vestir-se adequadamente para a vaga faz diferença. E isso depende do ambiente da empresa. Portanto, volte lá na dica anterior sobre entender melhor onde você vai atuar.

Educação, cordialidade e confiança nunca são demais. O nervosismo pode tomar conta nessas horas, mas respire fundo e se jogue.

Preste atenção nas perguntas e informações que aparecem ao longo da entrevista. Elas dão pistas de o que você precisa responder.

3. Desenvolvendo seu raciocínio

Fale sobre suas experiências com exemplos práticos de como você pode contribuir para aquele time ou empresa. Já que você antes pesquisou, aqui é hora de conectar suas habilidades às características específicas da vaga.

E se aparecer alguma pergunta que você não sabe responder, tem que dizer “não sei”. A honestidade é sempre melhor do que dar uma resposta que não faça sentido.

Na maioria das entrevistas, o candidato também tem oportunidade de perguntar e tirar suas dúvidas no final. Então, já vá com suas questões na ponta da língua.

4. E a ansiedade pós-entrevista?

Depois de agradecer ao entrevistador pelo papo e disponibilidade, começa aquela angústia de saber o resultado. Você pode enviar um e-mail de agradecimento para reforçar o seu interesse na vaga.

Luiza Carvalho
Texto por