Que roupa usar na entrevista de emprego?
Insegurança e medo.
Essas são as sensações que, normalmente, tomam conta de qualquer candidato a uma vaga de trabalho prestes a ser entrevistado pelo recrutador da empresa em questão.
Antes de chegar a essa fase, é normal que o Google ajude com dicas de como fazer um bom currículo e até mesmo sobre o comportamento adequado para a entrevista.
Aqui no Juicy Santos, por exemplo, nós temos 8 toques para a ocasião, mas nenhuma delas fala sobre algo super importante: a cor da roupa para entrevista de emprego!
“Cuidar da sua aparência e imagem pessoal, além de deixar o candidato mais confiante, pode ser um fator decisivo na escolha do empregador”, explica a consultora de imagem Clarisse Tamashiro, de Santos.
Imagem: Reprodução
Segundo ela, na hora de se vestir, o candidato deve procurar passar uma imagem genuína e adequada.
O objetivo disso é destacar apenas as qualidades profissionais. Mas, como fazer isso? Além das coisas óbvias como evitar decotes, roupas mal cortadas e amassadas, detalhes como a cor da roupa podem ser cruciais.
Para ajudar a entender a relação das cores da roupa com a entrevista de trabalho, nós separamos algumas ficas dadas pela profissional. Dá uma olhada:
1- Se você está se candidatando para um cargo de assistente, evite vestir preto, pois a cor pode passar um ar de prepotência.
No entanto, se o emprego for para cargos de gerencia está é uma boa escolha, uma vez que transmite liderança e imprime autoridade.
2- O profissional que estiver se candidatando a uma vaga para um escritório de advocacia ou de alguma instituição financeira, por exemplo, deve passar sobriedade e formalidade. Logo as cores mais escuras, frias e opacas são indicadas, pois conseguem dar essa impressão. Na maioria das vezes, é seguro usar tons neutros.
3- Para as vagas de publicidade e arquitetura, por exemplo, é necessário passar a imagem de uma pessoa criativa, ou seja, as cores estão liberadas. Indica-se o roxo, que envia a mensagem de ser artístico e original e o amarelo, que projeta otimismo e ousadia.
4- Tome cuidado com algumas cores: o marrom, apesar de passar uma imagem de confiança, também pode dar a impressão de que você é simples e antiquado; o vermelho pode ser uma cor agressiva, que demonstra rebeldia e dominância; e o laranja pode transmitir antiprofissionalíssimo, pois é uma cor muito associada à diversão.
5- Para ter certeza de que a estratégia está adequada, vale conhecer o lugar onde vai se candidatar a vaga e saber como as pessoas se vestem. Passar na frente da empresa um dia antes pode ajudar nesta descoberta.
Bônus: apesar das dicas, é muito importante garantir que você vai comunicar a sua identidade e personalidade durante a entrevista.
Agora que você está pronto para a entrevista de trabalho, fique de olho nas vagas que estão disponíveis em Santos e região.