Por que estar só com o LinkedIn em dia não basta para bombar sua carreira
Estamos vivendo tempos em que construir uma carreira vai muito além de manter um perfil atualizado no LinkedIn. Embora a plataforma seja fundamental para networking profissional, quem está na graduação em busca das primeiras oportunidades ou então iniciando a jornada profissional precisa diversificar as estratégias de conexão e visibilidade pra dar esse start.
Mas você sabe como usar o LinkedIn de forma inteligente?
Hoje em dia, o LinkedIn possui mais de 75 milhões de usuários no Brasil. Se você criou sua conta lá, mas não atualiza o currículo ou não publica ideias, histórias ou busca contatos, talvez esteja perdendo grandes chances de encontrar as pessoas certas pra te ajudar na missão carreira.
Quem trabalha em mídia, por exemplo, pode usar a ferramenta para dar visibilidade ao seu portifólio. Congressos, participações em eventos, cursos também contam como novidades que servem para repetir a máxima do “quem não é visto não é lembrado”.
3 dicas de LinkedIn para aplicar hoje
1. Conte sua jornada
Esqueça o currículo estático.
Aposte em um portfólio dinâmico que narre sua história.
Além de preencher experiências e formação, utilize o campo “Sobre” para contar sua narrativa pessoal, destacando sua paixão profissional, objetivos de carreira e principais valores. Vale colocar projetos acadêmicos, trabalhos voluntários, iniciações científicas e atividades extracurriculares que demonstrem habilidades e comprometimento.
Recomendações de professores ou gestores podem transformar seu perfil de uma simples lista de dados para uma marca pessoal.
2. Conexão precisa ter valor
Expandir sua rede no LinkedIn vai muito além de adicionar pessoas aleatoriamente.
Esse processo precisa ser intencional. Portanto, identifique quem são os profissionais e quais empresas de sua área de interesse, acompanhe suas publicações, interaja com comentários relevantes e significativos, compartilhe conteúdos que demonstrem que está por dentro do tema.
Antes de solicitar conexão, envie uma mensagem personalizada explicando por que se interessou pelo perfil daquela pessoa, qual sua admiração ou o que gostaria de aprender.
3. Conteúdo e relevância de mãos dadas
O LinkedIn tem a fama (e às vezes as pessoas fazem piada sobre isso!) de ser a rede do textão.
Mas dá pra separar bem esse tipo de conteúdo da reflexão que fala sobre tendências da sua área, resumos de artigos interessantes, aprendizados de eventos ou cursos e, principalmente, ideias que mostrem onde você está, de onde veio e onde quer chegar.
Além disso, lembre-se de engajar e comentar – mesmo que seja para discordar respeitosamente, como deveria ser o básico em qualquer rede social.
O importante é ter consistência e manter uma identidade profissional com a foto de perfil, informações básicas e um tom de comunicação que seja coeso com os seus objetivos de trabalho.
E todo aprendizado pode ser um conteúdo. Quem faz isso muito bem é a Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub, que vai dar várias dicas sobre o tema no meetup Como Melhorar Meu LinkedIn?.
Nesse evento, ela vai falar sobre como estabelecer contatos, gerar oportunidades e se posicionar de forma autêntica e criativa nessa rede.
As inscrições são gratuitas. Bora?