O que é segurança psicológica e como ela pode tornar seu trabalho mais inovador
Você já questionou decisões do seu chefe mentalmente no trabalho, mas sentiu que era melhor nem falar nada… Infelizmente, muitos lugares têm uma cultura em que isso acontece o tempo todo. E aí vêm erros que não deveriam acontecer, oportunidades perdidas e um “ressecamento” de ideias originais que mudam o rumo das coisas. No entanto, se você sente que seu trabalho te dá a permissão para errar e te incentiva a correr riscos, ao mesmo tempo que deixa seguro para buscar altos resultados sem medo, esse é um ambiente que tem segurança psicológica.
Amy C. Edmondson, professora da Harvard Business School, foi quem cunhou o termo segurança psicológica. Por mais que pareça óbvio, sua pesquisa de mais de 20 anos apontou que times mais eficientes são aqueles nos quais as pessoas se sentem seguras para serem quem são.
Seus estudos deram origem ao livro The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth, que se tornou uma verdadeira bíblia para líderes interessados em melhorar a performance e felicidade de seus times.
O que é segurança psicológica
A segurança psicológica não funciona de forma individual. Ou seja, é uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe que incentiva a livre expressão de ideias e preocupações, além de falar abertamente sobre os problemas e erros sem medo de consequências negativas. Como Edmondson coloca, “é uma permissão para a franqueza”.
Portanto, este é um fenômeno de grupo. Ele molda o comportamento de aprendizagem do todo. Por sua vez, afeta o desempenho de um time e, consequentemente, a organização inteira.
No Festival CHAI de Vida e Carreira, esse conceito esteve presente no conteúdo trazido por Rodrigo Vergara.
Ele fez questão de apontar que cada pessoa tem experiências únicas. E é por conta dessa diversidade que o trabalho pode ser mais inovador e produtivo.
“Ninguém sabe o que você sabe. Tem coisas que só você viveu, na riqueza de um grupo é que está a contribuição genuína”, relatou.
Mais do que proteger a saúde mental, a segurança psicológica também tem efeitos físicos. Pode ser definidor de um ambiente de trabalho psicologicamente saudável.
Quando vivemos isso no cotidiano, a segurança psicológica no trabalho permite:
- admitir e discutir erros,
- abordar abertamente problemas e questões difíceis,
- buscar ajuda e feedback,
- confiar que ninguém na equipe está te vigiando
- acreditar que você tem valor dentro do time.
Para construir um local de segurança psicológica na prática
- Comemore os aprendizados e crie sessões de debriefing de “lições aprendidas” em cada projeto;
- Lidere pelo exemplo e mostre como levantar problemas e questões difíceis para discussão de forma construtiva e sem julgamentos;
- Incentive todos os membros da equipe a fazer o mesmo;
E você que é colaborador pode
- Focar em soluções com perguntas como “o que todos nós podemos fazer para ajudar a resolver este problema?”;
- Peça o feedback de quem trabalha com você;
- Tenha escuta ativa das ideias compartilhadas por seus colegas e faça perguntas pertinentes e com respeito;
- Mostre gentileza com o resto do time, mesmo quando discorda.