Inscrições para cursos gratuitos na Oficina Pagu Santos
Começam hoje as inscrições para os cursos gratuitos da Oficina Pagu Santos.
São mais de 400 vagas disponíveis em toda a Baixada Santista em cursos de Fotografia, Audiovisual, Publicidade, Dança, Teatro, Artes Visuais, entre outros.
As inscrições poderão ser feitas pelo email: [email protected] ou na sede da Oficina Pagu, que fica na Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 13 às 20 horas e aos sábados, das 14 às 17 horas.
Para mais informações, o telefone é (13) 3219-2036.
Veja a relação completa de cursos para o terceiro trimestre do ano:
PROJETO: ÊTRE AU SOLEIL – ITINERÂNCIA THÉÂTRE DU SOLEIL
► WORKSHOP: O TEATRO É O OUTRO
Coordenação: Aline Borsari e Maurice Durozier
29/7 – terça feira – 14h às 16h
Público: estudantes de artes cênicas, atores e diretores de teatro
Seleção: currículo breve para o e-mail – [email protected]
25 vagas
O objetivo da oficina é proporcionar, aos participantes, um espaço criativo e criador para experimentações cênicas, a partir da ideia central da oficina: “o teatro é o outro”. No conteúdo, estão incluídas improvisações; exercícios; trabalho sobre as emoções; concepção coletiva das improvisações; apresentação de filmes do Théâtre du Soleil e de DVDs relacionados ao tema da oficina.
► ESPETÁCULO-CONFERÊNCIA: PALAVRA DE ATOR
Maurice Durozier e Aline Borsari
29/7 – terça feira – 20h
Classificação: livre
35 lugares
O ator Maurice Durozier inicia o “Palavra de Ator” servindo um Tchai para a plateia, um chá indiano com temperos, “para despertar os sentidos”, explica o ator. Maurice criou a obra a partir das perguntas de sua filha sobre teatro. Apresentado em português, em duas horas e meia, o espetáculo é dividido em dois atos. “A ideia é sublinhar as contradições de quem representa e, longe de revelar o mistério, a montagem é um convite para entrar na intimidade do ator, do outro lado da cortina”, ressalta o diretor. O texto revela sensações, interrogações e convicções que vêm do palco, frequentado por Durozier há mais de 30 anos. Texto e direção de Maurice Durozier. Elenco: Maurice Durozier e Aline Borsari – Théâtre Du Soleil/FR.
Maurice Durozier é ator, encenador e professor de teatro. Desde 1980 faz parte do Théâtre du Soleil, dirigido por Ariane Mnouchkine, tendo participado de inúmeras montagens, entre as quais se destacam: “Richard II”, “La Nuit des Rois” e “Henry IV”, de W. Shakespeare; “Les Atrides” (Ciclo dos Átridas, reunindo peças de Eurípides e Ésquilo); “Le Dernier Caravansérail”, “Les Éphémères”, “Les Naufragés du fol Espoir”, e atualmente “Macbeth”.
Aline Borsari é atriz e professora de teatro formada pela ECA-USP. Integrante do Théâtre Du Soleil – desde o início de 2009, atuando nos espetáculos “Les Naufragés du fol Espoir”, na França e em suas turnês internacionais e atualmente em “Macbeth”, de W. Shakespeare.
ARTES INTEGRADAS
PROJETO INTERVIR: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NO COTIDIANO
A Oficina Cultural Pagu preparou intervenções artísticas nas áreas de artes cênicas, urbanas, musicais, visuais, audiovisuais e literatura, que possibilitam ao participante ser o protagonista/provocador que interage com a cidade e a sociedade.
► WORKSHOP: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA – UM RECORTE DA PRODUÇÃO ATUAL
Coordenação: Samantha Moreira
5 e 6/8 – terça e quarta feira – 14h às 18h
Público: artistas, produtores, professores, críticos de arte, jornalistas, estudantes de artes visuais e demais interessados acima de 16 anos.
Inscrições: 15/7 a 5/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
O workshop apresenta um recorte da produção dos últimos 20 anos e as novas vertentes de produção no campo das artes visuais. Serão dois dias de conversas com apresentações de imagens, vídeos, projetos especiais, intervenções urbanas e curadorias experimentais que trazem novas possibilidades de repertório, interesse e reverberação.
Samantha Moreira é gestora cultural, artista e curadora independente. Graduou-se em Artes Plásticas pela PUC e especializou-se pelo instituto italiano Lorenzo de’ Médici, em Florença. Sócia-fundadora do Ateliê Aberto Produções Contemporâneas, realizou projeto de pesquisa e documentação sobre exposições como 25ª Bienal de São Paulo, Xe XII Documenta de Kassel e Bienal de Veneza. Integra o Mo’Ma AV, projeto que reúne música, vídeo e cinema.
► OFICINA: O ATOR CRIADOR
Coordenação: Kadu Veríssimo
19/8 a 24/9 – terças e quartas feiras – 19h às 21h30
Público: atores, diretores, bailarinos, artistas plásticos, psicólogos e demais interessados acima de 18 anos
Inscrições: 15/7 a 15/8
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Por meio de exercícios práticos, conversas e ensaios, a oficina busca estimular um coletivo de teatro de rua, de forma que os participantes possam interagir com o espaço da cidade.
Kadu Veríssimo é ator, autor, diretor, figurinista e artista plástico. Formado em Artes Visuais, é sócio-proprietário da Casa3deArtes, em Guarujá. Foi premiado em festivais de teatro de Santos, Varginha, Guarujá e Cubatão. Assina a direção do espetáculo “Projeto Bispo”, em cartaz na cidade de Santos.
► PERCEPÇÕES COTIDIANAS, UMA OFICINA DE CRÔNICAS E CONTOS
Coordenação: Lu Menezes
26/8 a 18/9 – terças e quintas feiras – 18h45 às 21h45
Público: professores, poetas, atores, músicos e demais interessados acima de 18 anos
Inscrições: 15/7 a 26/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A oficina apresenta conteúdos e atividades práticas de leitura, observação e escrita criativa. O objetivo é que os participantes convertam referências cotidianas e experiências pessoais em narrativas claras e envolventes.
Lu Menezes é publicitária e escritora. Autora do livro de crônicas “Baião de Três”, foi idealizadora de oficinas de escrita criativa e de contação de histórias em Santa Catarina e São Paulo.
► PALESTRA: A CIDADE É A GALERIA
Palestrante: Eduardo Srur
27/8 – quarta-feira – 19h30 às 21h30
Público: artistas, produtores, professores, críticos de arte, jornalistas, estudantes de artes visuais e demais interessados acima de 18 anos
Inscrições: 15/7 a 27/8
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
O artista irá comentar sua trajetória profissional, desde as suas primeiras pinturas até suas proposições atuais, focadas nas intervenções no espaço urbano. Srur também irá expor os bastidores do processo criativo e produtivo de grandes instalações públicas e descrever as suas ações como um artista-empreendedor.
Eduardo Srur é nome de destaque na arte contemporânea brasileira por seu trabalho de intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Suas obras se utilizam do espaço público para discutir questões ambientais e o cotidiano das metrópoles, com o objetivo aproximar a arte da vida das pessoas. Participou de exposições em diversos países, como Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha.
► WORKSHOP: A PROPAGANDA CONSCIENTE E TRANSFORMADORA
Coordenação: Élder Caldeira
13 e 20/9 – sábados – 14h30 às 17h30
Público: profissionais e estudantes de comunicação, publicidade e letras, roteiristas, escritores e demais interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 15/7 a 9/9
Seleção: carta de interesse
20 vagas
O objetivo da palestra é conscientizar os participantes sobre a importância da propaganda responsável. Como ela pode transformar o mundo em que vivemos? Como ela pode ajudar a solucionar problemas? Serão expostos diversos exemplos de ações de propaganda transformadoras.
Élder Caldeira é graduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade, Propaganda e Criação, pela Universidade Mackenzie. Atualmente é diretor de arte na AlmapBBDO, uma das agências de publicidade mais importantes do Brasil.
► APRESENTAÇÃO: ORQUESTRA NA RUA
Projeto Concerto de Rua
21/9 – domingo – 16h30
Classificação: livre
Local: Emissário Submarino – Parque Roberto Mario Santini: Avenida Presidente Wilson, s/nº – José Menino
Concerto de música brasileira ao ar livre, executado por uma orquestra de cordas com formação inusitada: por meio de divulgação do projeto pela internet e em espaços culturais da cidade, os músicos interessados podem se inscrever para participar dos ensaios e do concerto, sob a condução dos criadores do projeto.
O Concerto de Rua é um projeto sociocultural independente formado por um quarteto de cordas não convencional: Leonardo Mallet (violino), Caio Forster (viola erudita), Matheus Bellini (violoncelo) e Gustavo Nogueira (violão). O projeto une, assim, os timbres dos instrumentos eruditos com a sonoridade popular do violão, e busca levar esse novo formato musical às ruas, parques e praças de todo o Brasil.
► VÍDEO FORA DA TELA: WORKSHOP DE VIDEO MAPPING
Coordenação: Fernando Timba
17 a 20/9 – quarta a sábado –14h às 18h
Público: artistas plásticos, performers, designers e fotógrafos, a partir de 17 anos
Inscrições: 15/7 a 12/9
Seleção: currículo breve
20 vagas
Video mapping (ou projeção mapeada) é um processo tecnológico que permite projetar vídeos em superfícies tridimensionais, como prédios, fachadas ou objetos, criando efeitos que aproximam a linguagem audiovisual de outros meios artísticos, como arquitetura e escultura. Como contraponto prático à teoria abordada, os participantes se dividirão em grupos para criar suas próprias projeções a partir de um tema decidido em conjunto.
Formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, Fernando Timba atua em diversas áreas de produção de imagem: video mapping, direção de arte para cinema, design gráfico, motion design e ilustração. Cria videocenários para óperas, peças teatrais e shows, como os da turnê “Zii e Zie”, de Caetano Veloso.
ARTES VISUAIS
#EXPONATORIOGERAL: MOSTRA DE ARTES VISUAIS DA REVISTA SANATÓRIO GERAL
4/8 a 30/8 – terças a sextas-feiras – 14h às 20h | sábados – 14h às 18h
Classificação: livre
Mostra de artes visuais comemorativa de um ano da revista virtual Sanatório Geral. A publicação busca valorizar trabalhos de artistas dentro de uma temática proposta a cada edição, e abrange diversas expressões artísticas: escultura, pintura, desenho, ilustração, grafite, fotografia, design e publicidade.
FOTOGRAFIA
FOCO CAIÇARA: OFICINAS E EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
O projeto promove um espaço de troca e formação para fotógrafos profissionais e amadores, a partir de um olhar caiçara, da identidade cultural do litoral paulista e das diferentes formas de ver e entender a relação do ser humano com o mar. “Foco Caiçara” compreende uma oficina de fotografia em três módulos sequenciais e uma exposição.
► OFICINA FOCO CAIÇARA
Coordenação: Alyson Montrezol, Rodrigo Montaldi Morales e Tom Leal
Público: estudantes, professores, arte-educadores, artistas, profissionais da arte e demais interessados em linguagem fotográfica, acima de 16 anos
Inscrições: 15 a 28/7
Seleção: questionário
35 vagas
1º Módulo: Fotografia Aplicada – Conceitos Básicos e Composição
5/8 a 13/8 – terças, quartas e quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Serão apresentados os conceitos básicos da linguagem e da técnica fotográfica, desde a formação da imagem até seu produto final, passando por temas como equipamentos, fotometria, composição da imagem, enquadramento, fotografia em estúdio e ao ar livre.
2º Módulo: Fotografia Aplicada e o Olhar Caiçara
16/8 a 13/9 – sábados – 10h às 13h
Este módulo enfatiza a educação do olhar fotográfico. A proposta é apresentar conceitos sobre a fotografia contemporânea, analisar obras de grandes fotógrafos e discutir a identidade e o mapeamento do olhar caiçara.
3 º Módulo: Formas de Divulgação e Produção do Trabalho Fotográfico
18 e 25/9 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45;
20/9 – sábado – 9h às 15h (saída fotográfica);
27/9 – sábado – 14h às 17h (saída fotográfica)
O terceiro módulo será voltado às saídas fotográficas e à produção colaborativa da exposição “Foco Caiçara”: escolha de imagens, temáticas, tratamento, curadoria e publicação on-line.
► FOCO CAIÇARA: EXPOSIÇÃO CAIÇARA DE FOTOGRAFIA
30/9 a 11/10 – terças a sextas-feiras – 14h às 20h | sábados – 14h às 18h
Classificação: livre
Mostra dos trabalhos fotográficos produzidos pelos participantes da oficina “Foco Caiçara”.
Alyson Montrezol, formado em Publicidade e Propaganda, é cineasta, fotógrafo e professor da Escola Panamericana de Arte e Design, em São Paulo. Desde 2002 dirige a produtora de audiovisual Phanton Films. Premiado no Festival Curta Santos na categoria videoclipe, foi também finalista da mostra competitiva do festival internacional Possible Futures Film Contest 2011, com o curta-metragem “Cross The Line”.
Rodrigo Montaldi Morales é produtor cultural, fotógrafo, cinegrafista e educador. Presidente da Associação Widia Cultural, que realizou os espetáculos teatrais “Medo de Escuro” e “Farrandança Projeto Ciclocênico”. Coordenador de imagens da Revista Sanatório Geral, fundador do Foto Clube de São Vicente e educador no curso de Fotografia e Patrimônio do Ponto de Cultura da Capela de São Miguel Paulista, em São Paulo.
Tom Leal é formado pelo Senac São Paulo e pela Focus Escola de Fotografia. Tem dez anos de experiência profissional em fotografia, com realizações de editoriais para revistas, catálogos de moda e publicidade.
Outras atividades na Baixada Santista:
BERTIOGA
TEATRO
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO MELODRAMÁTICA
Coordenação: Fabíola Moraes
16 a 23/8 – sábados – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, acima de 14 anos
Inscrições: 15/7 a 15/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro – Bertioga (SP)
A oficina pretende reunir atores iniciantes e estudantes de teatro interessados no aprendizado e/ou aperfeiçoamento da interpretação melodramática, propondo um mergulho no universo que caracteriza o gênero: construção de personagens típicos (o bom e o vilão), gestualidades e movimentação em cena.
Fabíola Moraes é atriz, diretora teatral e educadora de teatro, graduada em Artes Cênicas pela USP. É pesquisadora do teatro popular, integrando o grupo de pesquisa do CNPQ “A cena popular brasileira – da convenção à reinvenção”.
CUBATÃO
LITERATURA
OFICINA: DESVENDANDO A POÉTICA DOS AUTORES CAIÇARAS
Coordenação: Clara Sznifer e Luciana Almeida da Silva
30/8 a 20/9 – sábados – 14h às 17h
Público: estudantes e pessoas interessadas em leitura e literatura, acima de 15 anos
Inscrições: 15/7 a 30/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Biblioteca Municipal: Avenida 9 de Abril, 1977 – Centro – Cubatão (SP)
Leitura de textos, sensibilização por meio de músicas e imagens, e exercícios de escrita comporão esta oficina que propõe um mergulho na memória caiçara e na obra de autores como Ribeiro Couto, Narciso de Andrade, Martins Fontes, Afonso Schmidt e Vicente de Carvalho, além de outros escritores caiçaras contemporâneos.
Clara Sznifer é professora de língua portuguesa. Publicou os livros de poemas “Encontro” e “Pétalas Dispersas”, e participou de diversas antologias, dentre as quais se destacam: “Noel Rosa em Poesia”, “Noite das Flores” e “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos”. Integra o grupo Cantigas Praianas, que realiza concertos de leitura.
Luciana Almeida da Silva é professora, escritora e poeta. Trabalha na rede pública de ensino e ministra oficinas culturais na Ambep e na Academia Vicentina de Artes, Letras e Ofícios. Atualmente é coordenadora do grupo Ciranda Literária, no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, em Santos.
GUARUJÁ
FOTOGRAFIA / LITERATURA
OFICINA: FOTOGRAFIAS E NARRATIVAS FICCIONAIS
Coordenação: Sofia Boito
20 a 27/9 – sábados –10h às 13h e 14h às 17h
Público: interessados em literatura e fotografia, acima de 14 anos
Inscrições: 15/7 a 19/9
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio: Avenida Osvaldo Aranha, 800 – Vicente de Carvalho – Guarujá (SP)
Teórica e prática, a atividade propõe aos participantes um processo criativo que parte da assimilação de procedimentos da linguagem fotográfica para o desenvolvimento de textos ficcionais.
Doutoranda pela ECA-USP, Sofia Boito é pesquisadora de fotografia e dramaturgia. Criou a série fotográfica “ConTe-Me” (prêmio de copatrocínio a primeiras obras, do CCJ, 2010) e escreveu as peças “Passei Hoje Corrigindo Ontem” (Prêmio Procultura 2010) e, em coautoria com Joana Dória, “Espelho” (ProAC de dramaturgia inédita 2011).
ITANHAÉM
FOTOGRAFIA
OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Roberto Silva
21/8 a 11/9 – quintas -feiras – 14h às 17h
Público: interessados fotografia acima de 14 anos.
Inscrições: 15/7 a 21/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes: Avenida Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro – Itanhaém (SP)
Esta oficina abordará os fundamentos básicos da linguagem fotográfica, estimulando a prática da produção individual e coletiva com base na observação do cotidiano. Ao final, os participantes criarão um grupo nas redes sociais para debates e divulgação das imagens.
Roberto Silva é jornalista e repórter fotográfico profissional com 45 anos de experiência. Atua também em outros segmentos, como publicidade, documentação cultural e foto still. Entre outros veículos de imprensa e eventos, trabalhou para os jornais Argumento Litoral, Metrópole, São Vicente Jornal e para o Festival Santista de Teatro.
MONGAGUÁ
DANÇA
WORKSHOP DE APRIMORAMENTO TÉCNICO PARA BAILARINOS
Coordenação: Vanessa Toledo
23/8 a 20/9 – sábados – 14h às 17h
Público: bailarinos a partir de 13 anos, com experiência e conhecimento técnico em nível intermediário e avançado
Inscrições: 15/7 a 20/8
Seleção: currículo breve
20 vagas
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP)
Este workshop de aprimoramento trabalhará com: movimentos do corpo para aquecimento, técnicas de chão, diagonal e prática de coreografias. A atividade prevê ainda um bate-papo sobre direção artística e ética de um bailarino em uma companhia de dança.
A bailarina Vanessa Toledo é pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Gama Filho, do Rio. Integrou os grupos Espaço Inverso, Cubatão Dança e Arte, e Corpo Coreográfico e Cênico de Cubatão, participando de diversos festivais como: Festival de Dança de Joinville, ENDA – Encontro Nacional da Dança, Passo de Arte e Festival de Dança do Mercosul. Atualmente é a Diretora Artística da Cia. de Dança da Banda Sinfônica de Cubatão.
PERUÍBE
TEATRO
OFICINA BÁSICA DE TEATRO
Coordenação: Robson Guimarães
6/8 a 24/9 – quartas-feiras –14h às 17h
Público: interessados acima de 14 anos
Inscrições: 15/7 a 6/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Biblioteca Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Peruíbe (SP).
A atividade oferecerá aos participantes: história do teatro, teorias das artes cênicas, noções de expressão corporal, exercícios de voz, jogos teatrais e laboratório para a construção de personagens.
Robson Guimarães é formado em teatro pela Escola Martins Pena e pelo Curso Sylvia Orthof do Rio de Janeiro. Produtor cultural do Sesi Rio por mais de dez anos, atualmente é professor de teatro no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá, e na região.
PRAIA GRANDE
FOTOGRAFIA
OFICINA DE FOTOGRAFIA: O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA
Coordenação: Fabiano Ignacio
9 a 30/8 – sábados –15h às 17h
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 15/7 a 6/8
Seleção: Carta de interesse
20 vagas
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
Com a utilização de câmeras digitais comuns e celulares, a proposta da oficina é desenvolver a capacidade técnica e artística do fotógrafo iniciante para a captação de imagens, de forma mais poética e sensível.
Fabiano Ignacio aperfeiçoou-se com os fotógrafos Adilson Felix e José Alberto Sarquis. Participou de exposições coletivas como “O Sagrado e o Contemporâneo” e “Portos do Mundo” (em Buenos Aires). É professor voluntário do projeto Wildlife Photography Project, formando jovens fotógrafos da vida selvagem.
SÃO VICENTE
AUDIOVISUAL
QUADRO A QUADRO: OFICINA DE VÍDEO DE ANIMAÇÃO EM STOP MOTION
Coordenação: Paulo Rogerio Stancov
28/8 a 30/9 – terças e quintas-feiras –19h às 22h
Público: Interessados acima de 15 anos.
Inscrições: 15/7 a 25/8
Seleção: Carta de interesse
20 vagas
Local: Oficinas Culturais: Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – São Vicente (SP).
A atividade transmitirá aos participantes os elementos necessários para a produção de vídeos de animação em stop motion: criação da história, argumento, roteiro, criação de cenário, personagens, captura de imagens quadro a quadro, edição e finalização.
Paulo Rogerio Stancov, formado em Comunicação Social pela FAAP, trabalhou em agências de propaganda de São Paulo, desenvolvendo filmes em stop motion. Atualmente à frente da Onfoccus Internet Service, produz websites, conteúdo online, arte digital, design gráfico e aplicativos web. É produtor cultural do Foto Clube São Vicente – O Frame.
FOTOGRAFIA
PORTA ABERTA: OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA
Coordenação: Ivy Freitas
31/7 a 26/8 – terças e quintas-feiras –19h às 22h
Público: interessados acima de 15 anos
Inscrições: 15 a 30/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficinas Culturais: Rua: Tenente Durval do Amaral, 72 – São Vicente (SP)
Teórica e prática, a proposta desta oficina é a capacitação elementar dos participantes na produção fotográfica, instruindo sobre: configurações básicas da câmera, gêneros fotográficos, planos de enquadramento, lentes, conceitos de composição, luz e trabalho em estúdio, entre outros tópicos.
Ivy Freitas é jornalista, pedagoga e fotógrafa. Atualmente ocupa cadeira de artes visuais no Conselho Municipal de Cultura de São Vicente. Há três anos é a presidente do Foto Clube São Vicente – O Frame.
TEATRO
ESPETÁCULO: O HOMEM DA CAMISA BRANCA – PARA ALÉM DA FRESTA
PALESTRA: HISTÓRIA E IMAGEM EM CENA – PROCESSOS DE CRIAÇÃO DA MONTAGEM
Coletivo Phila 7
23/8 – sábado – 20h
Classificação: 16 anos
60 lugares (retirada de ingressos com meia hora de antecedência)
Local: Oficinas Culturais: Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – São Vicente (SP)
Em 5 de junho de 1989, um dia após o exército chinês ter dispersado violentamente o protesto de milhares de estudantes na Praça da Paz Celestial, um jovem desarmado enfrentou sozinho uma coluna de tanques de guerra, impedindo seu avanço. Este breve instante de protesto pacífico, registrado pela mídia mundial, tornou-se um dos maiores ícones de resistência do século 20. Naquele momento histórico, o que o mundo viu foi um homem desafiando, não apenas uma máquina, mas todo um sistema. No espetáculo “O Homem da Camisa Branca”, o foco de atenção é o outro, invisível à mídia, o condutor do tanque. Texto e atuação: Beto Matos. Direção: Marcos Azevedo.
A palestra, após o espetáculo, abordará a pesquisa de linguagem e os procedimentos cênicos do Phila7, como a criação de textos e cenas a partir do uso de câmeras e projeções. O Phila7 trabalha nas relações da cena teatral com as novas tecnologias: a potência do encontro teatral intermediado pelas novas interfaces tecnológicas, que compreendemos como expansões de percepção. O coletivo é composto por Mirella Brandi, Rubens Velloso, Marcos Azevedo, Beto Matos e Marisa Riccitelli Sant’ana.
OFICINA: MÁSCARAS E ADEREÇOS NA PERFORMANCE TEATRAL
Coordenação: Edivaldo Costa
21 a 26/7 – segunda a sexta-feira – 19h às 22h | Sábado – 14h às 17h
Público: atores, artistas plásticos, estudantes e interessados no tema acima de 14 anos
Inscrições: 15 a 21/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficinas Culturais: Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – São Vicente (SP)
Esta oficina tem como proposta a dramatização do poema “brasil” de Oswald de Andrade, que fala da formação do povo brasileiro pela miscigenação entre brancos, índios e negros. Utilizando máscaras e adereços alegóricos confeccionados pelos próprios participantes com reaproveitamento e reciclagem de materiais, a oficina se encerrará com uma performance que apresenta os resultados obtidos.
Edivaldo Costa é cenógrafo, ator, educador, diretor e dramaturgo. Atualmente circula pelo interior com os projetos Circular Histórias e Teatro a Bordo – ambos da Berthi Produções –, nos quais assina a cenografia, bonecos, adereços e figurinos. Dirige e atua nas produções da Cia. Teatral Arueiras do Brasil.