Fábrica Cultural: cursos e oficinas gratuitas em Santos
A partir de segunda-feira (23 de fevereiro), estão abertos os cursos gratuitos de Música, Teatro, Artes Visuais e Dança da Fábrica Cultural, uma iniciativa da Prefeitura de Santos.
São mais de 3 mil vagas para aulas livres e de formação, que acontecem no Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) – Vila Mathias e nos outros três Portos de Cultura que funcionam nos Centro Cultural da Zona Noroeste, no Centro Cultural do Morro São Bento e no Caruara.
A maioria das opções oferecem formações em 3 anos. Entre os cursos mais procurados e que oferecem grande quantidade de vagas estão os de Violão (220), Violino (55), Artes Visuais (135), Teatro (210 vagas), Dança de Salão (550) e Mangá (90).
Música para todos
Entre os novos cursos oferecidos, está o de Teoria e Percepção Musical, que era uma matéria exclusiva para alunos matriculados nos cursos de música, e agora passa a ter vagas para a população em geral.
Podem se inscrever crianças a partir de 7 anos e adultos, sem limite de idade. Com 7 e 8 anos, os alunos iniciam programa pelo curso de Artes Integradas, onde aprendem noções básicas de todas as áreas culturais. A partir dos 9 anos, é possível escolher um dos cursos ou oficinas específicas. Em outros casos, como pintura em tela e canto, a idade inicial é 14 anos.
As inscrições estarão abertas entre os dias 23 e 27 de fevereiro (segunda à sexta), das 9 às 19 horas, no Cais Vila Mathias (Avenida Rangel Pestana, 150) e nos portos de cultura (confira a tabela abaixo). Os documentos necessários são: RG ou certidão de nascimento (original e cópia), cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4. Para os cursos de dança, é necessário apresentar também um exame de aptidão física. Mais informações pelo telefone 3202-3570.
Portos de Cultura
Em breve, os três espaços descentralizados nos morros, na Zona Noroeste e na área continental, abrirão mais vagas e novos cursos. Em Caruara, nos próximos meses, a população ganhará um novo espaço, ao lado da biblioteca, que será adaptado para receber aulas de dança e música. Para os próximos anos, a tendência é multiplicar as vagas oferecidas nos Portos de Cultura, quando serão entregues à população três novos equipamentos que estão sendo erguidos na Vila Nova, Vila Progresso e Morro da Penha.
Confira as novas vagas do Programa Fábrica Cultural em Santos:
Cais – Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150)
– Artes Integradas: Desenho, teatro, dança e música (46 vagas);
– Artes Cênicas: Teatro (210 vagas);
– Artes Visuais: Artes visuais (122 vagas), Mangá (57); Bordado da Ilha da Madeira (5); e Pintura em tela na Pinacoteca Benedicto Calixto (15).
– Dança: Dança de salão (500 vagas), Zumba e ritmos brasileiros (280), Capoeira (100), Cirandança (100), Dança de rua interativa infantil (80), Dança com Marcelo Cirino (80), Balé clássico da terceira idade (50), Laboratório do movimento (20), Dança em cadeira de rodas (10), Dança esportiva (30);
– Música: Violão (160 vagas), Violino (55), Teclado (47), Violoncelo (32), Coral canto livre (30), Canto (25), Coral infanto-juvenil (20), Piano (17) e Viola (6).
Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt, s/nº, Areia Branca)
– Artes Visuais: Artes Visuais (15 vagas), mangá (10 vagas);
– Dança: Dança moderna e contemporânea (60 vagas), Balé clássico de até 8 anos (60), Balé clássico de 8 a 13 anos (48), Dança de salão (50), Dança de rua interativa infantil (50), Zumba (50), Capoeira (50) e Dança do Ventre (30);
– Música: Violão (40 vagas), canto (25) e coral (25).
Centro Cultural do Morro São Bento (Rua São Luís, s/nº)
– Artes Visuais: Mangá (10 vagas), Bordado da Ilha da Madeira (5);
– Dança: Balé Clássico (80 vagas);
– Música: Violão (20 vagas).
Caruara – Biblioteca Plínio Marcos (Praça das Palmeiras, s/nº)
– Artes Visuais: Mangá (10)