Pra quem ama arte e cultura: Gravure-se 2018
O fim de ano já começa a bombar de eventos bacanas em todos os sentidos.
Em especial, este aqui vai pra turma que curte as mais diferentes manifestações de cultura e arte.
O espaço Gravurar realiza a feira cultural Gravure-se nos dias 1 e 2 de dezembro (sábado e domingo). E a ideia é oferecer aos visitantes uma verdadeira imersão nesse universo por meio de experiências estéticas marcantes.
Esta é a terceira edição da feira, na qual é possível encontrar trabalhos autorais e criativos de artistas e designers de toda a Baixada Santista. A maioria delas envolve uma proposta de sustentabilidade.
O Gravure-se quer contribuir com a difusão cultural e artística, estimulando a troca de conhecimentos e aprendizado proporcionados pela convivência entre público e produtores de arte/design e cultura.
O que vai ter na feira
Bordados, cerâmica e gravuras do artista Julian Campos prometem mostrar aos visitantes como a “linha” pode transitar em diferentes linguagens na obra de um mesmo artista.
A artista visual Erika Karnauchovas apresentará o Kusudama, um origami modular, ou seja, construído por encaixe de muitas dobraduras pequenas (módulos). No Japão, esses origamis continham em seu interior medicações ou ervas aromáticas.
Já Selma Fukai participará com suas cerâmicas utilitárias e artísticas, todas elas pintadas com esmaltes de cinzas desenvolvidos pela própria artista.
Dialogando com os sinetes ou selos utilizados em muitas das antigas civilizações, a artista visual Beatrix apresentará carimbos autorais, realizados artesanalmente remetendo a ideia dos sinetes orientais, chamados de hanko e yinzhang. Esses objetos continham caracteres orientais ou emblemas e eram confeccionados em bambu, madeira, ou até em jade, sendo impressos com tinta nanquim obtidas das glândulas de lulas e polvos.
Além disso, tem Renata Salgado (encadernações especiais inspiradas em modelos medievais) e Glady Branco (aquarelas em ‘geometria líquida’).
Gravuras em destaque no Gravure-se
Como não poderia deixar de ser, as gravuras ganham espaço especial na feira.
Há mostra de técnicas tradicionais como gravura em metal ou experimentais, como a gravura sobre matriz de tetrapak, policarbonato, chegando até a nature print. As artistas Márcia Santtos, Rachel Midori e Lidice Moura estarão à frente dessa seção.
A sustentabilidade é um dos assuntos em destaque nessa edição, com o ateliê botânico Ceres Pequenos Mundos (terrários) e a Mudoreciclagem, que levará peças com design arrojado em marchetaria com madeiras descartadas. Ainda, a Madrecita apresentará bolsas exclusivas com jeans, lona e design autoral.
Outros artistas presentes são Marcus Flávio (estêncil) e Claudio Cruz (ilustração) e Isis Costa (tatuagem).
Vai rolar ainda estande de comidinhas veganas e vegetarianas com a nutricionista Thayná Santos.
A feira Gravure-se rola das 14 às 19 horas, na Rua Anhanguera, 18, Vila Mathias. A entrada é franca.