Easy Wi-fi: um serviço de fidelização de clientes criado em Santos
Lá no céu dos cachorros, o golden retriever Draco nem deve saber, mas ele foi a maior inspiração para que seu “pai”, Luiz Fernando Elias Felipe, desse uma grande guinada em sua vida e desenvolvesse o Easy Wi-Fi.
Esse serviço, criado aqui mesmo em Santos, tem uma premissa simples, mas que ainda engatinha no comércio brasileiro: a fidelização do cliente.
“Há 14 anos, o Draco teve um problema de saúde e o levamos a uma veterinária. Ela passou uns remédios e, no outro dia, já estava bem melhor. Então, recebemos uma ligação da profissional. A primeira coisa que pensamos foi ‘Esquecemos de pagar alguma coisa’ ou ‘Vai cobrar mais por algum serviço’. Mas não. Ela telefonou simplesmente para saber se o cão estava bem. Achamos fantástico isso e, desde então, ela passou a atendenr Dollar, Dana e claro, Draco durante a vida inteira dele. Ou seja, essa veterinária nos fidelizou há 14 anos com apenas uma ligação. Venho pensando desde então em um meio de transformar essa “ligação do dia seguinte” em algo real, fácil e automático. Como todo mundo usa Wifi, decidimos usar essa ferramenta”, explica o empreendedor.
Como funciona?
A Easy Wi-Fi instala um aparelho nos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, cafés, consultórios, clínicas, lojas, escolas, etc, que gera uma rede de wi-fi sem senha.
Em Santos, alguns lugares que já contam com o serviço são o restaurante Yê Simplesmente Saudável e a panificadora Rainha da Barra, entre outros.
Quando o cliente se conecta gratuitamente, ele recebe uma mensagem de boas vindas para se conectar via Facebook, Twitter ou com usuário e senha. E quem não gosta de wi-fi grátis? Aqui no Brasil, 84% das pessoas preferem lugares que têm essa facilidade disponível.
Para o comerciante, esse sistema colhe informações de nome, e-mail, data de aniversário e sexo. O robô do aplicativo começa a trabalhar automaticamente, fazendo de tudo para o cliente voltar.
Utilizei o Easy Wi-Fi no Amor de Mãe, um café delicioso que costumo frequentar para trabalhar, fazer reuniões ou encontrar amigas.
No dia seguinte, elas me mandaram um e-mail bem simpático falando que adoraram minha visita e perguntando sobre o que eu tinha achado do atendimento. Nem preciso dizer que adorei, né?
“Se passar uma semana sem ir ao estabelecimento, a pessoa recebe e-mail na semana seguinte, com algo assim: ‘Olá, é o Leandro do Clube do Café, você já conhece nossa promoção da semana?’. Depois de um mês, enviamos outra mensagem personalizada. Uma semana antes do aniversário, também lembramos da data e oferecemos uma oferta e assim por diante”, conta Felipe.
Os e-mails são automáticos, então o comerciante não precisa ficar abrindo nenhum sistema ou mandando manualmente um por um.
Existe, ainda, a possibilidade de ter a assessoria da empresa para campanhas personalizadas, como no Dia dos Namorados, no Dia das Mães ou na final do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
O desenvolvimento durou aproximadamente 2 anos e contou com 5 pessoas especialistas em várias áreas ajudando, trabalhando de 12 a 16 horas por dia.
Mas, segundo o idealizador da marca, são lançados novos módulos e atualizações constantemente.
“Nosso serviço é fidelizar o cliente através de inteligência de pós-venda e relacionamento integrados com wi-fi. Para o proprietário, a vantagem é agradar os clientes e trazê-los de volta. E os clientes têm wi-fi sem senha nos melhores lugares da cidade”.
Se você tem um comércio e quer aderir ao Easy Wi-Fi, entre em contato com o escritório em Santos: (13) 2391-0003 ou pelo e-mail: [email protected].
Dicas de quem empreende
A startup Easy Soluções já tem um produto no mercado, mas o caminho para empreender começou faz tempo.
Perguntamos ao Luiz Fernando quais as dicas que ele dá pra quem quer abrir um negócio inovador em Santos e região:
“Para quem for abrir uma startup, recomendo principalmente agilidade e muito estudo prático. Teste bem o produto antes de lançar no mercado. Faça um teste no seu bairro mesmo. Dê aos seus clientes algumas opções e peça para eles escolherem. Pergunte sobre preço, cor, beleza, usabilidade, experiência. Afinal de contas, eles serão seus chefes. Aqui na Baixada Santista recomendo o Sebrae e a ASEBS. Ambos me ajudaram muito no começo e mudamos muita coisa no nosso produto, produção, negócio com as dicas, cursos e palestras que fizemos com eles.