Esse conteúdo é uma parceria com Unisantos, onde a sua jornada começa.

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Como abrir uma empresa em Santos?

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente.

Se você tem vontade de empreender ou quer formalizar o seu negócio, esse post vai responder a uma pergunta que, provavelmente, está na sua cabeça: como abrir uma empresa em Santos?

abrir empresa em santos

#1º passo: Depois de decidir qual será o seu negócio, vá à Sala do Empreendedor. O espaço tem o objetivo de desburocratizar a abertura da empresa. Mas, nessa primeira visita, você irá saber os locais em que pode instalar a sua empresa.

Sugestões para você

É importante fazer isso antes de ir em busca do imóvel ou começar a reforma. Afinal, é preciso ter o alvará da Prefeitura para abrir as portas.

#2º passo:  No mesmo local, você vai receber todas as orientações sobre a abertura da empresa, a lista de documentos necessários e tirar todas as dúvidas.

#3º passo: Uma visita ao Sebrae também pode te ajudar a entender como funcionam os impostos, taxas e outros detalhes da empresa. Por lá, acontecem vários cursos sobre gestão de empresa, marketing e outros assuntos legais, então não deixe de se cadastrar e saber as novidades.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Prefeitura de Santos.

#4º passo: Escolher uma comunidade ou rede de empreendedores para fazer parte e acelerar seu networking, reduzindo as dificuldades do início e acelerando o fechamento de negócios. Uma das sugestões é fazer parte de um coworking ou hub de inovação. Uma das sugestões é ler o post que fizemos sobre coworkings em Santos.

coworking em Santos - Juicyhub

Tipos de empresa

Você pode abrir diferentes tipos de empresa, de acordo com a sua necessidade. Então pesquise bastante sobre cada uma delas e faça a sua escolha com calma. Algumas das opções disponíveis são:

Micro empreendedor individual (MEI)

O microempresário individual deve ganhar, no máximo, R$ 60 mil por ano. Além disso, é proibido que seja sócio, administrador ou titular de outra empresa e ele só pode contar com a ajuda de um empregado.

Existe uma limitação de atividades permitidas no MEI, você pode conferir a lista clicando aqui.

Microempresa (ME)

Essa é a legalização ideal para empreendedores que visam ter lucro anual de até R$ 360 mil.

Empresário individual

Nesse caso, a pessoa física que se coloca como titular da empresa e responde de forma ilimitada pelos débitos do negócio, de maneira que os patrimônios de empresa e empresário se misturam.

Avatar
Texto por
Jornalista,