Curso gratuito sobre cinema latinoamericano no Sesc Santos
Os apaixonados por cinema que desejam conhecer a produção cinematográfica pouco divulgada de países latinoamericanos podem se inscrever no curso Cinemas Periféricos da América Latina, realizado pelo Sesc Santos de 6 de agosto a 3 de setembro, das 15 às 18 horas.
E o melhor: de graça!
Para participar, basta se inscrever na unidade até a data de início das aulas.
Em cinco encontros, sempre aos sábados, discute-se o cinema de países com menor volume de produção, mas com filmes muito instigantes, como Chile, Venezuela, Colômbia, Cuba, Peru, Bolívia, Uruguai, Equador e Paraguai.
O curso aborda a difícil transição ao cinema sonoro, as tentativas de formação de um cinema industrial em alguns países da região, a modernização de linguagem (no documentário e na ficção) nas décadas de 1950 e 1960, as crises políticas (causadas pelas ditaduras militares) e econômicas, nas décadas de 1980 e 1990, além do momento atual, em que ainda se luta para conquistar mais público e visibilidade para o cinema latino-americano.
Quem comanda as aulas é Vanderlei Henrique Mastropaulo, pesquisador de cinema latino-americano, graduado em Geografia pela FFLCH / USP e Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM / USP).
O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.