Como escrever um texto criativo: a inovação também está nas palavras
O que é ser uma pessoa criativa? O seu texto é criativo?
A cidade de Santos é considerada uma “cidade criativa“. Em julho de 2022, recebeu a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco. O evento aconteceu pela primeira vez na América Latina, com 90 países reunidos na cidade.
E o que faz de Santos uma cidade criativa?
Criatividade recebe muitas definições por parte dos estudiosos. E a mais objetiva, eu acredito, é a que expressa a capacidade que o indivíduo tem de criar soluções para uma necessidade. E aí, será que eu crio soluções diferentes para problemas novos ou antigos? Sabemos que o mercado de trabalho também procura, cada vez mais, trabalhadores criativos. Sou criativa (o)?
Minhas narrativas trazem novas perspectivas?
Meus textos trazem novos pensamentos?
Minha escrita é criativa?
Ser criativo ao escrever ou ter uma escrita criativa está muito mais ligado a como você elabora combinações de pensamento ou de repertório do que se esses elementos são inéditos ou não.
Ser criativo não é ser um gênio e criar coisas novas diariamente. Mas sim conseguir estabelecer combinações não comuns de serem pensadas, a partir do que se tem no dia a dia.
É não se contentar com a primeira solução que vem à cabeça e continuar buscando outra, e outra, e mais uma. É exercitar a mente de formas diferentes.
E como tudo que tenho dito aqui, ser criativo também depende de treino. Devemos treinar nossa mente a fazer essas combinações inesperadas.
Por exemplo, já pensou em uma utilidade diferente para um suporte de celular? Que outra função ele poderia ter diferente da de apoiar o telefone. Já imaginou para qual outra função pode servir uma colher?
A criatividade está em atribuir funções diferentes daquelas para as quais os objetos foram criados. Aqui em casa, por exemplo, diante do problema de um violão pendurado num suporte sempre bater na parede quando a janela estava aberta, a solução veio de algo sem função para isso: uma esponja de lavar louça serviu de barreira macia para o violão não bater na parede quando ventava.
E no texto criativo, como funciona?
De uma forma parecida. Produzir um texto criativo a implica fazer escolhas vocabulares e combinações pouco ou nunca utilizadas. Significa buscar dentro de você os repertórios e os assuntos pouco combinados e estabelecer relações entre eles. Um filme, por exemplo, em que o foco é a insegurança do protagonista, a sua perspectiva para falar sobre o personagem pode ser voltada para as inseguranças de uma criança que foi pouco cuidada na infância, por exemplo. Assim, diante de várias pessoas falando sobre a mesma coisa, argumentando de forma igual, você apresenta um novo argumento.
Enfim, olhar de modo criativo para o mundo, não só para os problemas, está ligado ao modo como cada um consegue enxergar as coisas. Já imaginou contar a mesma história sob uma perspectiva diferente? Comece por aí!
As coisas fluirão num nível inconsciente. Mas, com o tempo, você perceberá que a evolução tem a raiz nesses pequenos pensamentos cotidianos em que você treinou/ousou não se contentar com a função pré-determinada das coisas e extrapolou a forma de pensar, de resolver problemas, de pensar em soluções e de argumentar sobre qualquer assunto.
Bom treino!
Espaço da Escrita, por Aline Nogueira Marques
Mais conteúdos sobre escrita no InstagramTem mais textos sobre oportunidades e trabalho aqui no Juicy Santos