Esse conteúdo é uma parceria com Unisantos, onde a sua jornada começa.

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Como equilibrar sonhos e pressões no início da carreira?

Entrar no mercado de trabalho é como embarcar em uma montanha-russa de emoções. Entre expectativas, sonhos e uma dose cavalar de pressão, jovens profissionais se encontram em um terreno minado de desafios emocionais no início da carreira.

Quatro em cada dez jovens afirmam que seu estado emocional está ruim ou péssimo. O dado consta em um relatório do instituto Itaú Educação e Trabalho sobre Trabalho e Renda, em 2022. Mais de 14 mil jovens brasileiros entre 15 e 29 anos responderam à pesquisa do Atlas das Juventudes.

www.juicysantos.com.br - Como equilibrar sonhos e pressões no início da carreira

As consequências da pressão são reais

Não é pra menos que os jovens estão com os nervos à flor da pele. Essa relação tem muitos desafios, como a baixa inserção, a falta de qualificação e a dificuldade de dar esse pontapé inicial na jornada. E mais uma série de fatores socioeconômicos atravessa esse caminho. Rendimento da casa, configuração familiar, oportunidades regionais e nível educacional são variáveis que influenciam o processo. Junte-se a isso a necessidade de se manter atualizado com as tecnologias emergentes, em uma jornada interminável de estudos.

Sugestões para você

Burnout, ansiedade generalizada e quadros depressivos têm sido cada vez mais frequentes entre quem está em início da carreira.

A cabeça fica cheia de medo de fracassar e as inseguranças batem forte.

Mas e aí, como manter a saúde mental no início da carreira e equilibrar esses pratinhos?

Especialistas apontam que a saúde mental não pode ser tratada como um luxo, mas como uma necessidade fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Estabelecer limites claros, praticar atividades físicas, buscar práticas de meditação e mindfulness, procurar apoio psicológico e criar redes de apoio são algumas das principais ferramentas para navegar nesse período desafiador.

A normalização de conversas sobre saúde mental no ambiente profissional também tem sido um movimento importante para desconstruir estigmas.

Portanto, não hesite em pedir ajuda se estiver sentindo uma sobrecarga física ou mental.

Prepare seu currículo e sua mente

Na UniSantos, por exemplo, o Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS) ajuda com mecanismos para que os universitários tenham  uma vida produtiva, sustentável e harmoniosa.

Esse projeto inclui programas de acolhimento ao estudante, inclusão social e educacional e atendimento psicológico e pedagógico, além de oficinas de autoconhecimento e organização do estudo para todos os cursos.

Essas orientações acontecem individualmente ou em grupo.

Orientação vocacional, preparação para o mercado de trabalho e para a vida profissional também estão entre os atendimentos disponíveis.

Para os jovens talentos, o recado é claro. Sua saúde mental deve ser mais importante que qualquer expectativa externa. Sucesso não significa sacrificar seu bem-estar.

Vale lembrar: nossa carreira é uma maratona de longa distância, não uma corrida contra o tempo.

Exposição: ‘Olhares’

Exposição: ‘Olhares’

19 dezembro 24 - 17 janeiro 25 | 14:00 - 20:00 Museu do Porto R$ 0 A mostra fotográfica ‘Olhares’ propõe uma contemplação sobre a realidade da Baixada Santista, em sua complexidade e contradições. Neste espaço, olhares variados se entrelaçam, cada [...] Mais informações