Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Setembro Amarelo em Santos

Desde 2014, o mês de setembro passou a ser conhecido como Setembro Amarelo.

Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar e mostrar formas de prevenção.

Aqui em Santos, a ação tem à frente o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O início da programação rolou ontem (domingo), com a Caminhada pela Vida, que percorreu a orla da Praça das Bandeiras à Fonte do Sapo.

setembro amareloImagem: Bia Dote

Durante a caminhada, colaboradores do CVV e grupos de apoio de várias entidades (como a ação do coração, por exemplo) divulgaram o serviço de apoio emocional e de prevenção oferecido.

O Setembro Amarelo em Santos continua na Pinacoteca Benedicto Calixto: o equipamento terá a fachada iluminada de amarelo como forma de divulgação.

Já a Universidade Católica de Santos (Unisantos, Av. Conselheiro Nébias) promoverá, junto ao CVV, uma mesa redonda no dia 19 de setembro, às 19h30, para abordar o tema suicídio. Além de especialistas da área, o evento vai contar com a presença do presidente nacional do CVV, Robert Paris.

Suicídio e o CVV

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas.

Há diversos esforços para levar conscientização sobre esse verdadeiro problema de saúde pública.

Somente por esse caminho, com esclarecimento e o estímulo às pessoas falarem abertamente sobre a questão, é possível reduzir essas tristes estatísticas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) iniciou suas atividades em São Paulo em 1962. É uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. O equipamento presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.