09/02/2018 Por Victória Silva Saúde

Alimentação para um Carnaval inesquecível

Pular por horas sem parar, andar muuuuuuuuito e festejar a vida como se não houvesse amanhã.

Tudo isso no meio de uma multidão, com muito sol e a aquele calorão que faz no início do ano.

Pode parecer besteira, mas para ter pique de curtir todos os dias do Carnaval sem pedir um segundinho para respirar ou sentar em uma esquina qualquer, é preciso um pouco mais que amar a folia: estar bem alimentado é crucial nesse momento.

E não estamos falando de barriga cheia (de cerveja), e sim de uma alimentação saudável e pensada para esses dias de festa.

alimentação saudavelImagem: Reprodução

Alimentação para um carnaval inesquecível

Para garantir seus dias de diversão, a chef e nutricionista Luciana Marchetti deu algumas dicas para o Juicy Santos.

O primeiro passo, segundo ela, é ingerir carboidratos, uma vez que esse grupo alimentar dá energia para o nosso organismo. As massas são boas fontes, desde que não estejam acompanhadas de molhos gordurosos. Nada de 4 queijos dessa vez :(

“A gordura deixa a digestão mais lenta, o que pode dar cansaço e sono, tudo que não queremos para o Carnaval”, explica Luciana.

Ainda entre os carboidratos, as frutas são super indicadas. Anota aí o que você vai precisar comprar: não podem faltar banana, melancia e melão, sendo que as duas últimas têm bastante água, o que vai ajudar na hora da hidratação, que não pode ser descuidada no Carnaval, uma época bastante quente.

Saladas também são sempre uma boa pedida, cruas ou refogadas.

Leia também
5 tendências que vão bombar no Carnaval 2018

100% hidratado

www.juicysantos.com.br - hidratação

O meme nunca fez tanto sentido.

Pode beber muita água e parabenizar os amigos que estão cuidando da hidratação nos dias de folia. A especialista recomenda a ingestão de muito líquido, como água, água de coco e suco de frutas natural. De caixinha não vale, pois tem muito açúcar e nem refrigerante.

Além de evitar que você dê PT e vomite na frente do crush ou fique de ressaca na manhã seguinte, a ingestão de líquidos vai ajudar a te manter em pé e não desmaiar no meio do bloquinho.

“Se beber, tome água também para hidratar, porque o álcool desidrata. Não beba de barriga vazia e não abuse, isso pode levar à hipoglicemia – baixo nível de glicose no sangue -, o que  causa vômito, tontura, palidez, suor frio, entre outros sintomas”

A ordem tem que ser: ÁGUA. BEBIDA. ÁGUA. ÁGUA. BEBIDA. ÁGUA.

Deu para entender, né?

E evita misturar as coisas também. Começou com catuaba? Vai de catuaba. Começou com cerveja, então fica nela. E na água, é claro.

Se der praia

Se você for curtir os dias de folha na praia, uma ótima opção, não esqueça que os cuidados com a alimentação também devem ser levados em consideração.

“Dá para comer bem na praia? Sim, escolha milho sem manteiga, picolé de frutas e vale até o suco de abacaxi e o mate do carrinho, que devem ser consumidos com moderação, porque contêm muito açúcar”, explica a nutricionista, que também é chef e professora de Gastronomia da Unimonte.

Apesar de ser gostoso, o pastel da praia não é muito recomendado. Ele apresenta gordura e atrapalha a digestão, comprometendo o ganho de energia. Também é indicado levar o seu lanche de casa, desde que você tenha como armazenar de maneira que ele esteja fresquinho na hora de comer.

Uma dica extra: não esqueça do protetor solar.

Bom Carnaval :)