Texto porLudmilla Rossi
Santos

Como fazer estampas

Como fazer estampas? Ao ver um vestidinho da Farm cheio de estampas eu sempre penso como é o processo criativo disso. A Natália do Colorium fez um post pra gente contando sobre o processo criativo dela na hora da elaboração das estampas. Bora conferir?


Você já imaginou como são feitas as estampas que vemos por aí na moda e na decoração? Como funciona o processo criativo? De onde os chamados designers de superfícies (nada mais nada menos do que pessoas que criam estampas) tiram suas ideias? Não há uma reposta exata para as perguntas acima, pois não há uma regra para se criar estampas. As influências para a criação são inúmeras e as formas de implementá-las também.

Mas, para matar a curiosidade, podemos mostrar uma dessas formas de criação e escolhemos essa estampa aqui.

Como se trata de uma estampa floral, a inspiração certamente são flores e folhas. Tudo começa com o desenho no papel para depois digitalizarmos esses desenhos e transformá-los em um desenho computadorizado. O programa utilizado para isso é o Photoshop. (Nota do Juicy Santos: também pode ser utilizado o Corel ou Illustrator)

Também é possível transformar uma foto diretamente em desenho computadorizado sem a necessidade de desenhá-lo antes.


O próximo passo é fazer a cartela de cores. Ninguém precisa ser especialista para fazer uma boa cartela de cores. Basta um pouco de bom senso. Nesse caso, como a intenção da estampa é que ela seja colorida e com cara de inverno, vamos utilizar cores fortes. Chegamos então nessa cartela de cores.

Na prática, muitas vezes a cartela de cores é definida fazendo testes com o desenho já pronto. Mesmo assim, devemos partir de cores pré determinadas.
O próximo passo é colorir cada um dos itens. Aqui vamos colocar apenas uma cor para cada flor, mas na estampa de verdade, a mesma flor aparecerá em mais de uma cor.

Agora estamos prontos para fazer a estampa, ou seja, para distribuir os desenhos que criamos em um quadrado que poderá ser de qualquer tamanho.

A intenção é criar um padrão que poderá se repetir várias vezes, formando um quadrado maior. Repare na estampa pronta: o lado esquerdo encaixa no direito e a parte superior se encaixa na parte inferior. Se você não entendeu, não se preocupe, no final do post você entenderá.

Para montar um padrão, utilizei um recurso do Photoshop que desloca todos os itens do centro para as bordas. E assim podemos completar o centro com outras flores e folhas.


Para deixar a estampa um pouco mais alegre, podemos colocar bolinhas no fundo. Na minha opinião, quanto mais preenchido o quadrado, mais bonita fica a estampa.

Pronto! Agora a estampa está pronta e podemos fazer a repetição:

E aí? Gostaram? É um pouco trabalhoso, mas o resultado final faz o esforço valer a pena! Afinal de contas, não ficamos mais bem-humorados quando vemos uma estampa bonita?

Créditos para a Natália Soares do Colorium.