Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

A Leveza do Ser, exposição de Jennifer Wiegand em Santos

Jennifer Wiegand nasceu nos EUA, mas foi criada em Santos. A artista plástica traz à cidade 16 telas para a exposição A Leveza do Ser, que pode ser visitada entre os dias 8 e 15 de fevereiro no Espaço Cultural Tremendão.

A série Neon reúne contrastes criados pela junção de cores frias e quentes em tinta neon.

Segundo a artista, “refletem imagens e cores absorvidas durante uma vida dramática de constantes mudanças e evoluções”.

A Leveza do Ser, exposição de Jennifer Wiegand

Jennifer passou por um grande trauma aos 11 anos de idade. Seu pai morreu, aos 37 anos, no histórico incêndio do Edifício Joelma, na cidade de São Paulo, em 1º de fevereiro de 1974. Foi na pintura que Jennifer aprendeu a encontrar um pouco de conforto. “A surpresa da morte do meu pai me tirou o fôlego e eu me enterrei com ele”, conta.

Mãe de oito filhos, Jennifer explica que foram eles que a ajudaram a encontrar a leveza do ser atual. “Foram meus filhos que, com muito custo, me acordaram e me reintroduziram a um mundo maravilhoso, me ensinando a viver no presente e me relembrando todos os dias que somos nós os donos de nossos destinos”, completa a artista.

jenniferwiegand1

Ela começou a pintar após receber de presente da mãe os cavaletes e as tintas a óleo que seu pai utilizava. A artista imprime em suas criações os dramas vividos no passado e as alegrias conquistadas após muitos anos de luto. “Meu processo criativo reflete minha filosofia de vida. Acredito que sempre é possível encontrar beleza e harmonia após o caos”, explica ela.

Em suas pinturas, Jennifer utiliza cartões de crédito velhos, fitas adesivas, ferramentas de carpintaria e até mesmo as mãos, resultando no que costuma chamar de arte abstrata não-objetiva.

Jennifer, que também já foi modelo, explica que também busca inspiração no mundo da moda. “Ganhei interesse pelo neon quando ele foi exibido nas coleções de moda da primavera/verão de 2013 nos Estados Unidos e na Europa”, explica a artista sobre suas obras mais recentes.

Nascida em Nova York e atualmente vivendo nas Bahamas, Jennifer veio para o Brasil aos 9 meses de idade devido ao emprego de seu pai. A artista tem um relacionamento muito especial com a cidade de Santos, e também morou em São Paulo em diversos momentos ao longo dos 35 anos vividos no País. “A intenção de reconectar com as pessoas e o ambiente que fez grande parte de minha vida me fez escolher obras com as cores e a vibração de Santos”.

Uma porcentagem das vendas das obras será destinada ao Projeto Menina-Mãe, do Departamento de Ações Comunitárias da Associação Paulista de Medicina de Santos (APM).

A mostra também conta com o apoio cultural de Rosely Haddad, Oca Restaurante, e Casa Santa Marta. O evento tem realização de Cecilia Monfort, através da Associação Ibsen Monfort, e curadoria de Célia Cristina Teixeira, do Espaço Cultural Tremendão. Todas as obras estarão à venda e a entrada é gratuita.

O Espaço Cultural Tremendão fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas, na Rua Brás Cubas, 404, na Vila Mathias.