Texto porLudmilla Rossi
Santos

Girls Rock Camp 2014

Depois de uma primeira edição de muito sucesso, o projeto Girls Rock Camp volta ao Brasil em janeiro de 2014, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Criado nos Estados Unidos, o Girls Rock Camp é um acampamento diurno de férias com vivências musicais voltado para meninas. O projeto tem como foco principal promover a autoestima, fortalecer os laços de solidariedade e incentivar o protagonismo infanto-juvenil feminino através da música.

Com data marcada para os dias 13 a 18 de janeiro, os preparativos para o próximo Girls Rock Camp Brasil já começaram. Já estão abertas as inscrições para campistas: meninas de 7 a 17 anos interessadas em viver uma experiência que é para toda a vida. “A primeira edição foi um sucesso. Tivemos a participação de meninas e mulheres de várias partes do Brasil e até de outros países, e a expectativa pra 2014 e que seja melhor ainda! É uma vivência maravilhosa e empoderadora que tem o poder de transformar vidas, só participando pra saber a real dimensão”, convida a socióloga e musicista Flávia dos Santos, idealizadora do projeto.

girls-rock-camp

Durante uma semana, nos períodos da manhã e da tarde, as meninas aprendem no Girls Rock Camp Brasil a tocar instrumentos, formam grupos musicais, criam composições e, no encerramento, realizam um show ao vivo, para familiares, amigos(as) e para toda a comunidade do acampamento. Além disso, participam de diversas atividades de socialização, de fortalecimento da autoestima, desinibição e trabalho em grupo, como workshops sobre história das mulheres, silkscreen, artes, fanzines. De maneira simplificada, são ensinadas noções básicas de instrumentos, composição musical e trabalho em grupo, sem exigências de virtuosismo ou técnica, mas buscando promover a colaboração e a solidariedade entre elas.

As inscrições para campistas estão abertas pelo site oficial (www.girlsrockcampbrasil.org) a partir de outubro e se encerram em dezembro ou até acabarem as vagas. São oferecidas 60 vagas para meninas. O valor da inscrição é de R$ 150,00, com todos os gastos inclusos, exceto o transporte até o local (o custo é de R$ 25,00 por dia de atividade). Serão oferecidas dez bolsas totalmente gratuitas. Para quem não conseguiu se voluntariar, o projeto também recebe doações em dinheiro. Para contribuir, acesse o site oficial do Girls Rock Camp Brasil.

O acampamento

O Girls Rock Camp Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e sem vínculo governamental, formada por mulheres envolvidas com música e movimentos sociais. O projeto foi idealizado por Flávia dos Santos, socióloga, musicista desde os 13 anos e militante feminista, a partir de sua experiência pessoal como instrutora de guitarra no “Rock n’ Roll Camp for Girls” da cidade de Portland (EUA), em 2005, e de sua atuação no Brasil com o projeto social “Oficina de Guitarra para Meninas”, realizada desde 2005. Trabalham no acampamento somente instrutoras mulheres, com o objetivo de criar para as meninas um ambiente de referencial positivo de musicistas. Atualmente, países como Canadá, Inglaterra, Alemanha e Itália realizam acampamentos do tipo, todos baseados no modelo original, pautado pela missão de empoderar garotas através da música.

Como foi o Girls Rock Camp em 2013:

[12cdl1qbo4Q]

Mais informações:

http://www.girlsrockcampbrasil.org
http://www.facebook.com/girlsrockcampbrasil
http://www.twitter.com/girlsrockcampbr

Contato:
E-mail: [email protected]

girls-rock-camp2